Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKnob, Gabriela-
dc.date.accessioned2020-07-06T17:21:45Z-
dc.date.available2020-07-06-
dc.date.available2020-07-06T17:21:45Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.citationKNOB, Gabriela. Paralisia cerebral: um desafio para a educação infantil. 2019. 10 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1831-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2020-07-06T17:21:45Z No. of bitstreams: 1 PF2019GabrielaKnob.pdf: 206653 bytes, checksum: c305e10493605de19d3611aad4ae8d30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-06T17:21:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2019GabrielaKnob.pdf: 206653 bytes, checksum: c305e10493605de19d3611aad4ae8d30 (MD5) Previous issue date: 2019-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleParalisia cerebral: um desafio para a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Foschiera, Elisabeth Maria-
dc.description.resumoNo presente trabalho se aborda o tema “Educação Inclusiva: Paralisia Cerebral”, tendo como principal objetivo compreender o processo de aprendizagem e o cotidiano escolar do aluno com essa deficiência. A metodologia utilizada nesse artigo se deu de forma bibliográfica, a qual buscou esclarecer possíveis dúvidas sobre a inclusão das crianças especiais, de acordo com o ponto de vista dos autores. Para tanto, fez-se necessário compreender as características do aluno com paralisia cerebral, o papel da família e o papel do pedagogo para o crescimento e avanço de seu desenvolvimento. Ao final do estudo, foi possível perceber que o cuidado com essas crianças deve ser de atenção e cuidado, pois as mesmas possuem muitas potencialidades que deverão ser afloradas ao longo do passar do tempo. Por isso, a família e a escola devem estar em extrema união, pois esses indivíduos necessitam de muito carinho e amor, para um bom andamento de inclusão e vitórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2019GabrielaKnob.pdfArtigo de conclusão de curso de Gabriela Knob201,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.