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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moreira, Ana Rita da Rosa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-06T14:30:44Z | - |
dc.date.available | 2020-08-06 | - |
dc.date.available | 2020-08-06T14:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Ana Rita da Rosa dos Santos. A ideologia de gênero e a doutrina da proteção integral das crianças e dos adolescentes no âmbito do direito à educação. 2020. 88 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1859 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Doutrina da proteção integral | pt_BR |
dc.subject | Estatuto da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Ideologia de gênero | pt_BR |
dc.title | A ideologia de gênero e a doutrina da proteção integral das crianças e dos adolescentes no âmbito do direito à educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tonial, Nadya Regina Gusella | - |
dc.description.resumo | O presente estudo visa analisar, à luz dos princípios norteadores dos direitos das crianças e dos adolescentes, o debate acerca do ensino da ideologia de gênero nas escolas. Para tanto, objetiva-se estudar o direito à educação, verificando os limites da atuação do Estado no processo educacional diante da possibilidade de os pais intervirem para deliberar acerca do conteúdo a ser abordado em sala de aula, em especial, no que tange ao ensino da ideologia de gênero. O tema mostra-se relevante para a área familiar, educacional, política, jurídica e para a sociedade, pois tem suscitado inúmeros debates. Sob um viés dialético, investiga-se se devem existir limites na atuação estatal no âmbito educacional, para permitir que os pais, democraticamente, participem do processo pedagógico juntamente com a escola acerca das definições das propostas educacionais. Assim, verifica-se que o acesso ao conhecimento não pode ser suprimido, visto que a educação é plural e existe a liberdade de aprender e de ensinar, porém os conteúdos escolares devem passar por uma filtragem, para que sejam adequados de acordo com cada faixa etária. Em face disso, a ideologia de gênero, que ensina que as pessoas nascem neutras, não é um assunto adequado para ser trabalhado no âmbito escolar, por não possuir evidências científicas concretas. Todavia, a igualdade de gênero, a sexualidade e a diversidade são temas extremamente importantes, que merecem ser abordados com os educandos. Tais assuntos são relacionados à personalidade humana e auxiliam na autocompreensão, no combate às desigualdades de gênero, ao preconceito, à intolerância e à discriminação, assim como no desenvolvimento da cidadania e na construção de uma sociedade mais humana, justa, livre e solidária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito - FD | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAS2020AnaRitaMoreira.pdf | Monografia de Ana Rita da Rosa dos Santos Moreira | 711,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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