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dc.creatorMoreira, Ana Rita da Rosa dos Santos-
dc.date.accessioned2020-08-06T14:30:44Z-
dc.date.available2020-08-06-
dc.date.available2020-08-06T14:30:44Z-
dc.date.issued2020-06-24-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ana Rita da Rosa dos Santos. A ideologia de gênero e a doutrina da proteção integral das crianças e dos adolescentes no âmbito do direito à educação. 2020. 88 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1859-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2020-08-06T14:30:44Z No. of bitstreams: 1 CAS2020AnaRitaMoreira.pdf: 728081 bytes, checksum: e156a35558e914c3df6932e8bfa0a5e2 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectDoutrina da proteção integralpt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
dc.titleA ideologia de gênero e a doutrina da proteção integral das crianças e dos adolescentes no âmbito do direito à educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tonial, Nadya Regina Gusella-
dc.description.resumoO presente estudo visa analisar, à luz dos princípios norteadores dos direitos das crianças e dos adolescentes, o debate acerca do ensino da ideologia de gênero nas escolas. Para tanto, objetiva-se estudar o direito à educação, verificando os limites da atuação do Estado no processo educacional diante da possibilidade de os pais intervirem para deliberar acerca do conteúdo a ser abordado em sala de aula, em especial, no que tange ao ensino da ideologia de gênero. O tema mostra-se relevante para a área familiar, educacional, política, jurídica e para a sociedade, pois tem suscitado inúmeros debates. Sob um viés dialético, investiga-se se devem existir limites na atuação estatal no âmbito educacional, para permitir que os pais, democraticamente, participem do processo pedagógico juntamente com a escola acerca das definições das propostas educacionais. Assim, verifica-se que o acesso ao conhecimento não pode ser suprimido, visto que a educação é plural e existe a liberdade de aprender e de ensinar, porém os conteúdos escolares devem passar por uma filtragem, para que sejam adequados de acordo com cada faixa etária. Em face disso, a ideologia de gênero, que ensina que as pessoas nascem neutras, não é um assunto adequado para ser trabalhado no âmbito escolar, por não possuir evidências científicas concretas. Todavia, a igualdade de gênero, a sexualidade e a diversidade são temas extremamente importantes, que merecem ser abordados com os educandos. Tais assuntos são relacionados à personalidade humana e auxiliam na autocompreensão, no combate às desigualdades de gênero, ao preconceito, à intolerância e à discriminação, assim como no desenvolvimento da cidadania e na construção de uma sociedade mais humana, justa, livre e solidária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito - FDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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