Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1859
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A ideologia de gênero e a doutrina da proteção integral das crianças e dos adolescentes no âmbito do direito à educação
metadata.dc.creator: Moreira, Ana Rita da Rosa dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Tonial, Nadya Regina Gusella
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo visa analisar, à luz dos princípios norteadores dos direitos das crianças e dos adolescentes, o debate acerca do ensino da ideologia de gênero nas escolas. Para tanto, objetiva-se estudar o direito à educação, verificando os limites da atuação do Estado no processo educacional diante da possibilidade de os pais intervirem para deliberar acerca do conteúdo a ser abordado em sala de aula, em especial, no que tange ao ensino da ideologia de gênero. O tema mostra-se relevante para a área familiar, educacional, política, jurídica e para a sociedade, pois tem suscitado inúmeros debates. Sob um viés dialético, investiga-se se devem existir limites na atuação estatal no âmbito educacional, para permitir que os pais, democraticamente, participem do processo pedagógico juntamente com a escola acerca das definições das propostas educacionais. Assim, verifica-se que o acesso ao conhecimento não pode ser suprimido, visto que a educação é plural e existe a liberdade de aprender e de ensinar, porém os conteúdos escolares devem passar por uma filtragem, para que sejam adequados de acordo com cada faixa etária. Em face disso, a ideologia de gênero, que ensina que as pessoas nascem neutras, não é um assunto adequado para ser trabalhado no âmbito escolar, por não possuir evidências científicas concretas. Todavia, a igualdade de gênero, a sexualidade e a diversidade são temas extremamente importantes, que merecem ser abordados com os educandos. Tais assuntos são relacionados à personalidade humana e auxiliam na autocompreensão, no combate às desigualdades de gênero, ao preconceito, à intolerância e à discriminação, assim como no desenvolvimento da cidadania e na construção de uma sociedade mais humana, justa, livre e solidária.
Palabras clave : Direito
Direito à educação
Doutrina da proteção integral
Estatuto da Criança e do Adolescente
Família
Ideologia de gênero
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito - FD
Citación : MOREIRA, Ana Rita da Rosa dos Santos. A ideologia de gênero e a doutrina da proteção integral das crianças e dos adolescentes no âmbito do direito à educação. 2020. 88 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1859
Fecha de publicación : 24-jun-2020
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAS2020AnaRitaMoreira.pdfMonografia de Ana Rita da Rosa dos Santos Moreira711,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.