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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Métodos e profissionais criativos em Publicidade e Propaganda
Autor(es): Vidi, Talia Fernanda
Primeiro Orientador: Dalbosco, Cleber Nelson
Resumo: O objetivo da monografia constitui-se em entender os principais conceitos e definições sobre criatividade. Assim sendo, são apresentadas algumas definições do termo criatividade com base em diferentes autores, buscados em livros, periódicos, documentários e até mesmo o sentido etimológico da palavra. Por ser uma característica exclusiva do ser humano, buscou-se entender se este atributo é reservado apenas para profissionais de áreas relacionadas a arte e expressão, ou se pode ser desenvolvido por qualquer ser humano isento de acefalias. A partir disto, buscou-se também a influência da criatividade e como esta funciona dentro do ramo da Publicidade e Propaganda, além do mais, formas utilizadas para estimular esta capacidade e facilitar o processo de criação também foram expostas ao decorrer desta monografia. A influência da criatividade na publicidade é analisada juntamente com métodos utilizados individualmente e de maneira grupal para estimular o surgimento de novas ideias ou até mesmo para se tornar mais criativo. Também busca-se entender melhor sobre aplicação e usabilidade destes métodos. A metodologia utilizada consiste na realização de, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e posteriormente, uma enquete aplicada através do Instagram, devido o fato de que a autora possui maior contato nesta rede social com pessoas atuantes na área da publicidade e propaganda, design e criação. O objetivo da enquete é sanar algumas dúvidas referentes a utilização de métodos criativos por profissionais da área da comunicação, tais como se utilizam ou não algum método, quais os mais utilizados e se os consideram eficazes. Sendo assim, criatividade é uma característica que pode ser desenvolvida por qualquer ser humano isento de acefalias, contanto que esta seja trabalhada e estimulada. Para criar, não é necessário genialidade, mas sim trabalho. A influência desta dentro da publicidade consiste em chamar a atenção do público alvo, mostrar a este que o produto ofertado é a melhor maneira de resolver seu problema, ou instigá-lo a conhecer determinada marca/produto, assim como levá-lo ao ato da compra.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: VIDI, Talia Fernanda. Métodos e profissionais criativos em Publicidade e Propaganda. 2020. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1919
Data do documento: 23-Jun-2020
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