Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1925
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O contato com a natureza e o desenvolvimento sensório-motor de crianças da educação infantil
metadata.dc.creator: Pomatti, Daniela
metadata.dc.contributor.advisor1: Foschiera, Elisabeth Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo central discutir e compreender os benefícios oriundos da relação da criança com a natureza, os quais beneficiam seu desenvolvimento. O caráter desta pesquisa é exclusivo de cunho bibliográfico, baseado na utilização de publicações de teses, dissertações e livros. Após realizados os estudos, foi possível entender que a natureza possui papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Por meio do contato com ela, as crianças se desenvolvem mais ativamente, exploram desafios físicos, os quais beneficiam a coordenação motora, fortalecem a criatividade e estimulam a imaginação, por esses motivos é necessário que as instituições escolares incluam em seu cotidiano atividades para serem realizadas em meio à natureza, tornando-a, assim, um espaço educativo.
Abstract: The main objective of this article is to discuss and understand the benefits arising from the child's relationship with nature, which benefit his development. The character of this research is exclusive of bibliographic nature, based on the use of publications of theses, dissertations and books. After conducting the studies, it was possible to understand that nature has a fundamental role in the development of children. Through contact with her, children develop more actively, explore physical challenges, which benefit motor coordination, strengthen creativity and stimulate imagination, for these reasons it is necessary for school institutions to include activities to be carried out in their daily lives. amidst nature, thus making it an educational space.
Keywords: Pedagogia
Educação ambiental
Desenvolvimento sensório-motor
Benefícios na relação criança e natureza
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citation: POMATTI, Daniela. O contato com a natureza e o desenvolvimento sensório-motor de crianças da educação infantil. 2020. 12 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1925
Issue Date: 12-Nov-2020
Appears in Collections:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2020Daniela Pomatti.pdfArtigo de conclusão de curso de Daniela Pomatti220,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.