Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1932
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Formando leitores literários no meio digital |
metadata.dc.creator: | Schabarum, Karine da Veiga |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Darienzo, Maria Augusta |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo apresenta o processo de transformação da leitura, do livro, da literatura a partir do estudo acerca, dos tipos de leitores e suas respectivas práticas de leitura ao longo dos tempos, e revela, em especial, aos docentes possibilidades de utilização de ferramentas digitais na formação de leitores literários na contemporaneidade. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica a partir de estudos sobre as características do leitor contemporâneo, suas práticas de leitura e como elas se modificaram na era digital. Para tanto, foram utilizados autores como Santaella (2004, 2013) e Lèvy (1996, 2003) para o aprofundamento da temática. Como considerações finais tem-se que a formação continuada de docentes é primordial para a compreensão e transformações das práticas pedagógicas à apropriação de ferramentas digitais que auxiliam na formação do leitor contemporâneo. |
Resumen : | This article presents the process of transforming reading, book, literature to from the study about, the types of readers and their respective reading practices throughout the times, and reveals, in particular, to teachers possibilities of using tools in the formation of contemporary literary readers. This study was developed through bibliographic research based on studies on the characteristics of the reader contemporary, its reading practices and how they have changed in the digital age. Therefore, authors such as Santaella (2004, 2013) and Lèvy (1996, 2003) were used for the deepening of the theme. As final considerations, it is clear that continuing education of teachers is essential for the understanding and transformations of pedagogical practices to appropriation of digital tools that assist in the formation of the contemporary reader. |
Palabras clave : | Pedagogia Leitor contemporâneo Leitura literária Aplicativo móvel |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação - FAED |
Citación : | SCHABARUM, Karine da Veiga. Formando leitores literários no meio digital. 2020. 16 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1932 |
Fecha de publicación : | 13-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOL2021Karine da Veiga Schabarum.pdf | Artigo de conclusão de curso de Karine da Veiga Schabarum | 74,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.