Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLimeira, Linda Gabrieli da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-31T21:41:19Z-
dc.date.available2021-03-31-
dc.date.available2021-03-31T21:41:19Z-
dc.date.issued2020-06-08-
dc.identifier.citationLIMEIRA, Linda Gabrieli da Silva. A utilização das TDICs como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagem. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1935-
dc.description.abstractDigital technologies bring about changes in society. As a result, facilitated access to information and technological advances have suggested transformations in the area of ​​education. In this sense, this research aims to understand the importance of digital information and communication technologies in the classroom as a tool that helps in the teaching and learning process, making it meaningful and pleasurable for both the teacher and the student. Within this perspective, the study was developed through bibliographic research, using studies by Freire (2013), Lévy (1999), Santaella (1997), Veen and Vrakking (2009), among other scientific works on the subject. After the readings carried out, it was found that educational paradigms can be transformed starting with the awareness of the educational potential of textbooks, literary books, but also of the smartphone, tablets, computers and the different languages ​​that compose and motivate and they amuse children and young people, which consequently help in their integral formation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-03-31T21:41:19Z No. of bitstreams: 1 SOL2021Linda Gabrieli da Silva Limeira.pdf: 102672 bytes, checksum: 40f9d244b7f291592a988ead78ffc087 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-31T21:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2021Linda Gabrieli da Silva Limeira.pdf: 102672 bytes, checksum: 40f9d244b7f291592a988ead78ffc087 (MD5) Previous issue date: 2020-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino contemporâneaspt_BR
dc.titleA utilização das TDICs como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Darienzo, Maria Augusta-
dc.description.resumoAs tecnologias digitais provocam mudanças na sociedade. Com isso o acesso facilitado a informações e o avanço tecnológico têm sugerido transformações na área da educação. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula como ferramenta que auxilia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando-o significativo e prazeroso tanto para o professor, como para o aluno. Dentro desta perspectiva, o estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando estudos de Freire (2013), Lévy (1999), Santaella (1997), Veen e Vrakking (2009), entre outros trabalhos científicos sobre o tema. Depois das leituras realizadas, verificou-se que os paradigmas educacionais podem ser transformados começando pela consciência do potencial educativo dos livros didáticos, dos livros literários, mas, também, do smartphone, tablets, computadores e das diferentes linguagens que os compõem e que motivam e divertem crianças e jovens, o que por consequência auxiliam na formação integral destes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOL2021Linda Gabrieli da Silva Limeira.pdfArtigo de conclusão de curso de Linda Gabrieli da Silva Limeira100,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.