Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1935
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A utilização das TDICs como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagem
metadata.dc.creator: Limeira, Linda Gabrieli da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Darienzo, Maria Augusta
metadata.dc.description.resumo: As tecnologias digitais provocam mudanças na sociedade. Com isso o acesso facilitado a informações e o avanço tecnológico têm sugerido transformações na área da educação. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula como ferramenta que auxilia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando-o significativo e prazeroso tanto para o professor, como para o aluno. Dentro desta perspectiva, o estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando estudos de Freire (2013), Lévy (1999), Santaella (1997), Veen e Vrakking (2009), entre outros trabalhos científicos sobre o tema. Depois das leituras realizadas, verificou-se que os paradigmas educacionais podem ser transformados começando pela consciência do potencial educativo dos livros didáticos, dos livros literários, mas, também, do smartphone, tablets, computadores e das diferentes linguagens que os compõem e que motivam e divertem crianças e jovens, o que por consequência auxiliam na formação integral destes.
Abstract: Digital technologies bring about changes in society. As a result, facilitated access to information and technological advances have suggested transformations in the area of ​​education. In this sense, this research aims to understand the importance of digital information and communication technologies in the classroom as a tool that helps in the teaching and learning process, making it meaningful and pleasurable for both the teacher and the student. Within this perspective, the study was developed through bibliographic research, using studies by Freire (2013), Lévy (1999), Santaella (1997), Veen and Vrakking (2009), among other scientific works on the subject. After the readings carried out, it was found that educational paradigms can be transformed starting with the awareness of the educational potential of textbooks, literary books, but also of the smartphone, tablets, computers and the different languages ​​that compose and motivate and they amuse children and young people, which consequently help in their integral formation.
Keywords: Pedagogia
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Aprendizagem significativa
Estratégias de ensino contemporâneas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citation: LIMEIRA, Linda Gabrieli da Silva. A utilização das TDICs como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagem. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1935
Issue Date: 8-Jun-2020
Appears in Collections:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2021Linda Gabrieli da Silva Limeira.pdfArtigo de conclusão de curso de Linda Gabrieli da Silva Limeira100,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.