Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1935
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A utilização das TDICs como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Limeira, Linda Gabrieli da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Darienzo, Maria Augusta |
metadata.dc.description.resumo: | As tecnologias digitais provocam mudanças na sociedade. Com isso o acesso facilitado a informações e o avanço tecnológico têm sugerido transformações na área da educação. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula como ferramenta que auxilia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando-o significativo e prazeroso tanto para o professor, como para o aluno. Dentro desta perspectiva, o estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando estudos de Freire (2013), Lévy (1999), Santaella (1997), Veen e Vrakking (2009), entre outros trabalhos científicos sobre o tema. Depois das leituras realizadas, verificou-se que os paradigmas educacionais podem ser transformados começando pela consciência do potencial educativo dos livros didáticos, dos livros literários, mas, também, do smartphone, tablets, computadores e das diferentes linguagens que os compõem e que motivam e divertem crianças e jovens, o que por consequência auxiliam na formação integral destes. |
Resumen : | Digital technologies bring about changes in society. As a result, facilitated access to information and technological advances have suggested transformations in the area of education. In this sense, this research aims to understand the importance of digital information and communication technologies in the classroom as a tool that helps in the teaching and learning process, making it meaningful and pleasurable for both the teacher and the student. Within this perspective, the study was developed through bibliographic research, using studies by Freire (2013), Lévy (1999), Santaella (1997), Veen and Vrakking (2009), among other scientific works on the subject. After the readings carried out, it was found that educational paradigms can be transformed starting with the awareness of the educational potential of textbooks, literary books, but also of the smartphone, tablets, computers and the different languages that compose and motivate and they amuse children and young people, which consequently help in their integral formation. |
Palabras clave : | Pedagogia Tecnologias digitais de informação e comunicação Aprendizagem significativa Estratégias de ensino contemporâneas |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação - FAED |
Citación : | LIMEIRA, Linda Gabrieli da Silva. A utilização das TDICs como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagem. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1935 |
Fecha de publicación : | 8-jun-2020 |
Aparece en las colecciones: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOL2021Linda Gabrieli da Silva Limeira.pdf | Artigo de conclusão de curso de Linda Gabrieli da Silva Limeira | 100,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.