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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoman, Ana Cláudia-
dc.date.accessioned2021-06-14T13:13:12Z-
dc.date.available2021-06-14-
dc.date.available2021-06-14T13:13:12Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.citationROMAN, Ana Cláudia. A escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativas. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1970-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-06-14T13:13:12Z No. of bitstreams: 1 PF2020AnaCaludiaRoman.pdf: 169370 bytes, checksum: aa86ac522c4c0088e25fdb2ea23af90b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-14T13:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2020AnaCaludiaRoman.pdf: 169370 bytes, checksum: aa86ac522c4c0088e25fdb2ea23af90b (MD5) Previous issue date: 2020-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectTerritóriospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mainardi, Elisa-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender a escola em contextos de vulnerabilidade social, analisando as circunstâncias desafiadoras de vida econômica, social e cultural de crianças e suas famílias, que vivem em territórios afastados dos grandes centros urbanos. A pesquisa, de natureza bibliográfica, busca conhecer os contextos de vida de meninos e meninas em situações de risco, problematizando as necessidades básicas insatisfeitas. Além disso, procura entender a inserção do Estado e da escola, em vista da educação como um direito subjetivo e o seu papel social. Assim, reflete sobre as alternativas possíveis ao enfrentamento dos desafios, principalmente ao problematizar o papel da escola que segue uma normatização legal e precisa: olhar para a criança e as infâncias de uma forma sensível. Para tanto, o estudo dialoga a respeito da função do (a) professor (a) em suas práticas de ensino e aprendizagem, uma vez que para haver coerência, estas, devem considerar a realidade social e o retrato sociocultural dos (as) educandos (as) para que, no princípio da aprendizagem significativa, aconteçam melhorias da qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e da comunidade, e, de fato, ocorra a transformação social necessária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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