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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Roman, Ana Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T13:13:12Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14 | - |
dc.date.available | 2021-06-14T13:13:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.identifier.citation | ROMAN, Ana Cláudia. A escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativas. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1970 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-06-14T13:13:12Z No. of bitstreams: 1 PF2020AnaCaludiaRoman.pdf: 169370 bytes, checksum: aa86ac522c4c0088e25fdb2ea23af90b (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Territórios | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mainardi, Elisa | - |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender a escola em contextos de vulnerabilidade social, analisando as circunstâncias desafiadoras de vida econômica, social e cultural de crianças e suas famílias, que vivem em territórios afastados dos grandes centros urbanos. A pesquisa, de natureza bibliográfica, busca conhecer os contextos de vida de meninos e meninas em situações de risco, problematizando as necessidades básicas insatisfeitas. Além disso, procura entender a inserção do Estado e da escola, em vista da educação como um direito subjetivo e o seu papel social. Assim, reflete sobre as alternativas possíveis ao enfrentamento dos desafios, principalmente ao problematizar o papel da escola que segue uma normatização legal e precisa: olhar para a criança e as infâncias de uma forma sensível. Para tanto, o estudo dialoga a respeito da função do (a) professor (a) em suas práticas de ensino e aprendizagem, uma vez que para haver coerência, estas, devem considerar a realidade social e o retrato sociocultural dos (as) educandos (as) para que, no princípio da aprendizagem significativa, aconteçam melhorias da qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e da comunidade, e, de fato, ocorra a transformação social necessária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PF2020AnaCaludiaRoman.pdf | Artigo de conclusão de curso de Ana Cláudia Roman | 165,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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