Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1970
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativas |
metadata.dc.creator: | Roman, Ana Cláudia |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mainardi, Elisa |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender a escola em contextos de vulnerabilidade social, analisando as circunstâncias desafiadoras de vida econômica, social e cultural de crianças e suas famílias, que vivem em territórios afastados dos grandes centros urbanos. A pesquisa, de natureza bibliográfica, busca conhecer os contextos de vida de meninos e meninas em situações de risco, problematizando as necessidades básicas insatisfeitas. Além disso, procura entender a inserção do Estado e da escola, em vista da educação como um direito subjetivo e o seu papel social. Assim, reflete sobre as alternativas possíveis ao enfrentamento dos desafios, principalmente ao problematizar o papel da escola que segue uma normatização legal e precisa: olhar para a criança e as infâncias de uma forma sensível. Para tanto, o estudo dialoga a respeito da função do (a) professor (a) em suas práticas de ensino e aprendizagem, uma vez que para haver coerência, estas, devem considerar a realidade social e o retrato sociocultural dos (as) educandos (as) para que, no princípio da aprendizagem significativa, aconteçam melhorias da qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e da comunidade, e, de fato, ocorra a transformação social necessária. |
Palabras clave : | Pedagogia Vulnerabilidade social Territórios Educação Escola Aprendizagem |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação - FAED |
Citación : | ROMAN, Ana Cláudia. A escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativas. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1970 |
Fecha de publicación : | 3-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2020AnaCaludiaRoman.pdf | Artigo de conclusão de curso de Ana Cláudia Roman | 165,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.