Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1970
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativas
metadata.dc.creator: Roman, Ana Cláudia
metadata.dc.contributor.advisor1: Mainardi, Elisa
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a escola em contextos de vulnerabilidade social, analisando as circunstâncias desafiadoras de vida econômica, social e cultural de crianças e suas famílias, que vivem em territórios afastados dos grandes centros urbanos. A pesquisa, de natureza bibliográfica, busca conhecer os contextos de vida de meninos e meninas em situações de risco, problematizando as necessidades básicas insatisfeitas. Além disso, procura entender a inserção do Estado e da escola, em vista da educação como um direito subjetivo e o seu papel social. Assim, reflete sobre as alternativas possíveis ao enfrentamento dos desafios, principalmente ao problematizar o papel da escola que segue uma normatização legal e precisa: olhar para a criança e as infâncias de uma forma sensível. Para tanto, o estudo dialoga a respeito da função do (a) professor (a) em suas práticas de ensino e aprendizagem, uma vez que para haver coerência, estas, devem considerar a realidade social e o retrato sociocultural dos (as) educandos (as) para que, no princípio da aprendizagem significativa, aconteçam melhorias da qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e da comunidade, e, de fato, ocorra a transformação social necessária.
Palabras clave : Pedagogia
Vulnerabilidade social
Territórios
Educação
Escola
Aprendizagem
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citación : ROMAN, Ana Cláudia. A escola em contextos de vulnerabilidade social: desafios e alternativas. 2020. 14 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1970
Fecha de publicación : 3-dic-2020
Aparece en las colecciones: FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2020AnaCaludiaRoman.pdfArtigo de conclusão de curso de Ana Cláudia Roman165,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.