Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1985
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Pensamento estratégico: aspectos condicionantes para a implementação de estratégias de negócios no setor moveleiro em Nova Prata - RS
metadata.dc.creator: Vazatta, Gustavo Zanotto
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Juliana Birkan
metadata.dc.description.resumo: Contando com o crescimento gradativo nos últimos anos e a participação de 13,5% do Produto Interno Bruto brasileiro, o setor moveleiro, principalmente o gaúcho, destaca-se pela qualidade e o valor dos produtos e serviços prestados na categoria, tornando o polo da Serra Gaúcha, um exemplo de competência e desenvolvimento. A cidade de Nova Prata-RS apresentou significativa evolução no setor, ganhando notoriedade no ramo. Por meio deste fica evidenciado o papel das estratégias implementadas pelos gestores nesse ganho de mercado, superando os desafios econômicos dos últimos anos e as dificuldades impostas a todas as empresas que procuram seu espaço em um mercado tão acirrado. Sendo assim o estudo buscou analisar o setor moveleiro na região e todas as suas peculiaridades através do depoimento dos gestores, procurando exemplificar através de dados e observações todos os aspectos avaliados para a definição de posicionamento estratégico e competitivo adotados pelos administradores na implementação do seu plano de negócio. Por meio da fundamentação teórica definiram-se todas as características, vantagens e desafios encontrados e pertencentes a cada definição de posicionamento. As empresas possuem uma competição acirrada na região, pelo crescimento abrupto do setor, tornando a identificação dos aspectos que condicionam suas decisões um importante estudo buscando o conhecimento administrativo. A pesquisa é classificada como quantitativa e exploratória, tendo como instrumento de coleta questionários, com um roteiro adaptado para a melhor compreensão das particularidades do setor respondidas por 33 das 50 empresas da cidade. Por meio deste identificou-se a busca pela diferenciação como maior desafio no setor, junto com as dificuldades encontradas em um mercado muito concorrido e em repassar ao cliente o valor agregado do produto, tendo como divulgação pelos próprios consumidores sua maior estratégia de aquisição de nova clientela.
Palabras clave : Administração de empresas
Setor moveleiro
Estratégias
Posicionamento
Gestores
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : VAZATTA, Gustavo Zanotto. Pensamento estratégico: aspectos condicionantes para a implementação de estratégias de negócios no setor moveleiro em Nova Prata – RS. 2019. 70 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1985
Fecha de publicación : 11-dic-2019
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2019Gustavo Zanotto Vazatta.pdfMonografia Gustavo Zanotto Vazatta514,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.