Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2017
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Diversidade social e violência: o professor como mediador de conflitos no ambiente escolar
metadata.dc.creator: Corrêa, Elizandro Jozoé Baccin
metadata.dc.contributor.advisor1: Foschiera, Elisabeth Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o papel do professor na prevenção e resolução de conflitos, visando combater a violência e disseminar uma Cultura de Paz no ambiente escolar. A metodologia utilizada no artigo foi uma revisão bibliográfica, sendo utilizados principalmente os autores Durkheim, Paulo Freire, Kay Pranis, Maria Tereza Maldonado Libâneo e Marshal Rosenberg. O artigo está composto de três subtítulos os quais tratam da conceituação da educação e a importância da preparação do professor, a respeito dos problemas gerados pela diversidade social e que tem impactos na escola e, finalmente, sobre a cultura da paz. A partir das leituras realizadas foi possível concluir que é importante os educadores estarem preparados para resolverem os conflitos gerados pela diversidade social que se encontram dentro do ambiente escolar e, assim conseguirem através do diálogo, do respeito e do resgate de valores, semear uma Cultura de Paz dentro de cada um dos educandos.
Abstract: This article aims to analyze the teacher's role in the prevention and resolution of conflicts, aiming to combat violence and disseminate a Culture of Peace in the school environment. The methodology used in the article was a literature review, being used mainly the authors Durkheim, Paulo Freire, Kay Pranis, Maria Tereza Maldonado Libano and Marshal Rosenberg. The article is composed of three subtitles which deal with the conceptualization of education and the importance of teacher preparation, regarding problems generated by social diversity that have impacts on the school and, finally, on the culture of peace. From the readings carried out, it was possible to conclude that the Educators are prepared to resolve conflicts generated by social diversity that are within the school environment and, through dialogue, respect and rescuing values, sowing a Culture of Peace within each of the students.
Keywords: Pedagogia
Diversidade
Conflito
Ambiente escolar
Cultura de paz
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citation: CORRÊA, Elizandro Jozoé Baccin. Diversidade social e violência: o professor como mediador de conflitos no ambiente escolar. 2019. 13 f. Artigo de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2017
Issue Date: 19-Nov-2019
Appears in Collections:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2019ElizandroJosoeBaccinCorrea.pdfArtigo de conclusão de curso de Elizandro Jozoé Baccin Corrêa203,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.