Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/208
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Inseminação artificial homóloga post mortem e sua influência no direito sucessório
metadata.dc.creator: Tres, Cristiane Melara
metadata.dc.contributor.advisor1: Oltramari, Vitor Ugo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a possibilidade de ser estendido o Direito das Sucessões ao filho concebido através de inseminação artificial homóloga post mortem, tendo em vista que o mesmo é considerado filho do pai morto. A pesquisa utiliza-se do método de abordagem hipotético-dedutivo, buscando através das posições doutrinárias, uma hipótese que solucione o problema da falta de proteção sucessória ao concebido post mortem, bem como dos métodos histórico e comparativo, levando em conta a evolução da Bioética e do Biodireito e o tratamento dado à inseminação artificial póstuma em diversos países. Antes de adentrar ao assunto, aborda a evolução do Biodireito e da Bioética, sua concepção atual e seus princípios norteadores, bem como analisa sinteticamente outros problemas oriundos do Biodireito. Com isso, passa ao estudo acerca das técnicas de reprodução humana assistida, entrando, por fim, no principal ponto do problema que é a relação entre inseminação artificial homóloga post mortem e o Direito das Sucessões. Além disso, faz um paralelo entre as normas do Direito de Família e do Direito Sucessório, tratando dos princípios constitucionais da igualdade, segurança jurídica, proporcionalidade e dignidade da pessoa humana, para obter a solução do problema. Por fim, conclui com base na aplicação do princípio da igualdade e da dignidade da pessoa humana, marcos teóricos do trabalho, que a melhor solução a ser adotada é estender ao novo ser, concebido post mortem, o Direito Sucessório inerente aos herdeiros.
Palabras clave : Bioética
Herança e sucessão
Inseminação artificial
Direito constitucional
Reprodução humana
metadata.dc.language: por
Citación : Tres, Cristiane Melara. Inseminação artificial homóloga post mortem e sua influência no direito sucessório. 2011. 64 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/208
Fecha de publicación : 20-feb-2013
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2011Cristiane_Melara_Tres.pdfMonografia Cristiane Melara Tres324,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.