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Campo DCValorIdioma
dc.creatorStefani, Cassiano-
dc.date.accessioned2021-12-14T17:19:55Z-
dc.date.available2021-12-14-
dc.date.available2021-12-14T17:19:55Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.identifier.citationSTEFANI, Cassiano. Desenvolvimento e Avaliação do Serious Game AnemiaAR como apoio ao Ensino de Hematologia. 2021. 20 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Computação). Curso de Computação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2094-
dc.description.abstractThis paper reports the development and validation of a serious game to support the teaching of Anemia, called AnemiaAR. Iron deficiency anemia is a disease characterized by the lack of iron in the body, causing a reduction in the production of hemoglobin and red blood cells. The game simulates a doctor’s appointment, where the player goes through the patient’s organs: bloodstream, bone marrow, liver and intestine, needing to give an accurate diagnosis and treatment in the end. The game was developed using participatory design, agile methods, and the Unity game engine for the Microsoft HoloLens device. To validate the game, 20 subjects tested the application, following a personalized test protocol to measure, among others, the player’s learning and experience. The results show the positive acceptability and suggest a gain in the teaching and learning process about anemia in the subjects of the study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-12-14T17:19:55Z No. of bitstreams: 1 PF2021Cassiano J M Stefani.pdf: 915069 bytes, checksum: 81a0c52d5e1ba0a4d4623fcae75115d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-14T17:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021Cassiano J M Stefani.pdf: 915069 bytes, checksum: 81a0c52d5e1ba0a4d4623fcae75115d1 (MD5) Previous issue date: 2021-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectTestept_BR
dc.subjectJogadorpt_BR
dc.subjectAnemiaARpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação do Serious Game anemiaAR como apoio ao Ensino de Hematologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zanatta, Alexandre Lazaretti-
dc.description.resumoEste trabalho relata o desenvolvimento e a validação de um serious game como apoio ao ensino de Anemia, denominado AnemiaAR. A anemia ferropriva é uma doença caracterizada pela falta de ferro no organismo, ocasionando na diminuição na produção de hemoglobina e hemácias. O jogo simula uma consulta ao médico, onde o jogador passa pelos órgãos do paciente: corrente sanguínea, medula óssea, fígado e intestino, necessitando ao final dar um diagnóstico e tratamento precisos. O jogo foi desenvolvido utilizando design participativo, métodos ágeis, e a game engine Unity para o dispositivo Microsoft HoloLens. Para validar o jogo, 20 sujeitos testaram a aplicação, seguindo um protocolo de teste personalizado para medir, entre outros, o aprendizado e a experiência do jogador. Os resultados mostram a aceitabilidade positiva bem como sugere um ganho no processo de ensino e aprendizagem sobre a anemia nos sujeitos objetos do estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências - ICEGpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:ICEG - Curso de Ciência da Computação - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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