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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenvolvimento e avaliação do Serious Game anemiaAR como apoio ao Ensino de Hematologia
metadata.dc.creator: Stefani, Cassiano
metadata.dc.contributor.advisor1: Zanatta, Alexandre Lazaretti
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho relata o desenvolvimento e a validação de um serious game como apoio ao ensino de Anemia, denominado AnemiaAR. A anemia ferropriva é uma doença caracterizada pela falta de ferro no organismo, ocasionando na diminuição na produção de hemoglobina e hemácias. O jogo simula uma consulta ao médico, onde o jogador passa pelos órgãos do paciente: corrente sanguínea, medula óssea, fígado e intestino, necessitando ao final dar um diagnóstico e tratamento precisos. O jogo foi desenvolvido utilizando design participativo, métodos ágeis, e a game engine Unity para o dispositivo Microsoft HoloLens. Para validar o jogo, 20 sujeitos testaram a aplicação, seguindo um protocolo de teste personalizado para medir, entre outros, o aprendizado e a experiência do jogador. Os resultados mostram a aceitabilidade positiva bem como sugere um ganho no processo de ensino e aprendizagem sobre a anemia nos sujeitos objetos do estudo.
Abstract: This paper reports the development and validation of a serious game to support the teaching of Anemia, called AnemiaAR. Iron deficiency anemia is a disease characterized by the lack of iron in the body, causing a reduction in the production of hemoglobin and red blood cells. The game simulates a doctor’s appointment, where the player goes through the patient’s organs: bloodstream, bone marrow, liver and intestine, needing to give an accurate diagnosis and treatment in the end. The game was developed using participatory design, agile methods, and the Unity game engine for the Microsoft HoloLens device. To validate the game, 20 subjects tested the application, following a personalized test protocol to measure, among others, the player’s learning and experience. The results show the positive acceptability and suggest a gain in the teaching and learning process about anemia in the subjects of the study.
Keywords: Ciência da Computação
Jogo
Teste
Jogador
AnemiaAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Geociências - ICEG
Citation: STEFANI, Cassiano. Desenvolvimento e Avaliação do Serious Game AnemiaAR como apoio ao Ensino de Hematologia. 2021. 20 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Computação). Curso de Computação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2094
Issue Date: 5-Jul-2021
Appears in Collections:ICEG - Curso de Ciência da Computação - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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