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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito Netflix: como fidelizar clientes e influenciar pessoas
Autor(es): Bianki, Vicente Elias
Primeiro Orientador: Dalbosco, Cleber Nelson
Resumo: Após o grande sucesso da minissérie “O Gambito da Rainha”, e as mudanças no consumo que a mesma trouxe internacionalmente, autores criaram o termo “Efeito Netflix” para denominar a mudança no consumo ocorrida posteriormente ao lançamento de conteúdos disponibilizados na plataforma de streaming. Portanto, o presente trabalho descreveu o significado do termo, mostrou suas bases e primeiras aparições, além de sua propagação principal, ocorrida após o lançamento da minissérie. Também coube ao estudo, mencionar algumas tomadas de decisões e ações usadas na história da Netflix que a fizeram conquistar o patamar atual. Através de pesquisas bibliográficas, foi possível a constatação do princípio do uso do termo, assim como a razão de seu surgimento e seu significado. Como resultado, podemos concluir que o principal motivo para as mudanças no consumo serem motivadas pelos lançamentos de conteúdos originais Netflix é o seu sucesso e sua fama atual. A plataforma e produtora carregou durante sua história o preceito de pensar diferente, sempre lançando novos conteúdos, produtos, serviços, sem medo de cometer erros. Esse princípio levou a empresa a arriscar muito mais que suas concorrentes, o que a possibilitou maiores inovações em sua trajetória. Seus diferenciais evoluídos ano após ano, a tornam líder de assinantes mundialmente. Seguido de uma comunicação e marketing também inovadores, de maneira informal e descontraída, a empresa apostou em uma maior proximidade com seu público e investiu em redes sociais como alicerce de seu marketing, se tornando líder até mesmo em engajamento online. Essas estratégias unidas, possibilitaram a criação de um status à plataforma, o que culminou nas mudanças de mercado causadas pelos seus conteúdos, trazendo à tona o “Efeito Netflix”.
Palavras-chave: Publicidade Propaganda
Netflix
Comunicação e Marketing
O Gambito da Rainha
Plataformas de Streaming
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: BIANKI, Vicente Elias. Efeito Netflix: como fidelizar clientes e influenciar pessoas. 2021. 42 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2132
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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