Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2140
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os Arquétipos nos canais de viagem no Youtube: um estudo de caso dos canais Vitor Liberato e Carioca NoMundo
metadata.dc.creator: Messa, Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Dalbosco, Cleber Nelson
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca identificar os arquétipos predominantes na comunicação dos canais de viagem do YouTube, Vitor Liberato e Carioca NoMundo, através dos significados que são atribuídos ao ato de viajar. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as redes sociais na internete comunicação digital; sobre a a industria do turismo e perfis de viajantes; e sobre a teoria dos arquétipos na comunicação como proposto por Mark e Pearson (2019). Os canais foram investigados a partir de análise de conteúdo, conforme metodologia proposta por Laurence Bardin (1977)após serem descritos, um vídeo de cada canal foi selecionado para ser analisado. Nesta etapa objetivo foi identificar, através da seleção de frames e falas dos conteúdos audiovisuais em questão, os arquétipos predominantes em cada influenciador e para qual dos perfis de viajante( identificados no referencial teórico) esse conteúdo gerava maior identificação.Conclui-se que o conteúdo produzido por Vitor Liberato tem forte apelo aos arquétipos do "Explorador" e do "Fora- da- Lei" e tem maior identificação com as tipologias de turistas intituladas "Explorador" e " Andarilho". o canal do carioca NoMundo tem predominância dos arquétipos do "Governante" e do "Amante"e identificação parcial com os perfis de viajante do "Organizado de massa" e "Individual de Massa"
Palabras clave : Publicidade Propaganda
Comunicação
Redes Sociais
Arquétipos
Turismo
YouTube
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : MASSA, Eduardo. Os Arquétipos nos canais de viagem no Youtube: um estudo de caso dos canais Vitor Liberato e Carioca NoMundo. 2021. 73 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2140
Fecha de publicación : 10-dic-2021
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2021EduardoMessa.pdfTrabalho Final de Graduação Eduardo Messa7,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.