Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2163
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A arte indígena contemporânea enquanto prática decolonial : uma análise a partir da exposição Moquém Surarî : arte indígena contemporânea (2021)
Autor(es): Aliprandini, Stefani Valente
Primeiro Orientador: Tomasini, Luciane Campana
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender a arte indígena contemporânea enquanto uma prática decolonial, a partir da observação da série de obras Vacas nas Terras de Makuniaimî - De Malditas a Desejadas, apresentada na exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2021, como parte da programação expandida da 34ª Bienal de São Paulo. Para tanto, a fim de tensionar uma aproximação com os conceitos de colonialidade, modernidade e decolonialidade, realizou-se uma investigação bibliográfica a partir das concepções do pensador Aníbal Quijano e do grupo de intelectuais sul-americanos denominado Modernidad/Colonialidad. Já, no que diz respeito ao estudo da arte indígena contemporânea, bem como de suas implicações expressivas, poéticas e políticas e, de sua materialização na exposição Moquém_Surarî, utilizou-se o estudo de caso, onde os apontamentos e considerações do artista, curador e pensador Jaider Esbell e da antropóloga e pesquisadora Paula Berbert durante o curso Moquém-Surarî: caminhos de uma exposição de arte indígena contemporânea com Jaider Esbell e Paula Berbert, foram essenciais para a compreensão das diversas camadas relativas às cosmovisões, resistência e luta contra a colonização dos povos originários presentes na arte indígena contemporânea e, como elas se articulam na exposição em questão. Corroborando, assim, para uma revisão do conceito hegemônico de arte e visibilizando a pluralidade de povos e práticas artísticas anteriormente silenciados.
Palavras-chave: Artes visuais
Decolonialidade
Arte
Arte indígena contemporânea
Povos originários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: ALIPRANDINI, Stefani Valente. A arte indígena contemporânea enquanto prática decolonial : uma análise a partir da exposição Moquém Surarî : arte indígena contemporânea (2021). 2021. 55 f. Monografia (Bacharel em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Cidade, RS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2163
Data do documento: 14-Nov-2021
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2021 Stefani Valente Aliprandini.pdfMonografia Stefani Valente Aliprandini6,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.