Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2230
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da satisfação do Franchising para com a fraqueadora: um estudo de caso no ramo de seguros
Autor(es): Chitolina, Tânia Mara
Primeiro Orientador: Grzybovski, Denize
Resumo: O objetivo do artigo foi compreender as relações de negócio entre uma franqueadora e suas franqueadas do ramo de seguros, analisando o grau de satisfação dos franqueados. A metodologia empregada em sua construção foi de cunho exploratório e descritivo, realizado através de um estudo de caso, com análise de dados quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por questões abertas, dicotômicas e escala de Likert de cinco pontos. O questionário foi construído na plataforma Google Forms® e enviado à 31 empresas franqueadas, com taxa de resposta de 83,87%. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos franqueados está satisfeito num grau moderado. Verificou-se a existência de relação entre a experiência do gestor e o tempo de retorno do investimento realizado. As insatisfações, embora escassas, tiveram relação direta com o tempo recente das atividades e o desaquecimento econômico durante a pandemia de COVID-19, em 2020.
Resumo Alternativo: This paper was developed looking forward understanding the business relationships between a franchisor and its franchisees, in the field of insurances, analyzing the degree of satisfaction of these franchisees. The methodology used in its construction was exploratory and descriptive, carried out through a case study, with quantitative and qualitative data analysis. The data were collected through the application of a semi-structured questionnaire, composed of open, dichotomous and a five-point Likert scale questions. The questionnaire was built on the Google Forms® platform and sent to 31 franchisees, with a response rate of 83.87%. The results obtained showed that the majority of franchisees are satisfied to a moderate degree. A relationship between the manager's experience and the return on investment was percived. Dissatisfactions, although scarce, were directly related to the recent time of activities and the economic slowdown during the COVID-19 pandemic in 2020.
Palavras-chave: Administração de empresas
Empresa franqueada
Franchising
Satisfação do franchising
Seguros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: CHITOLINA, Tânia Mara. Análise da satisfação do Franchising para com a fraqueadora: Um estudo de caso no ramo de seguros. 2020. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2230
Data do documento: 22-Dez-2020
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2020Tania Mara Chitolina.pdfArtigo de Conclusão de Curso Tania Mara Chitolina1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.