Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2230
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise da satisfação do Franchising para com a fraqueadora: um estudo de caso no ramo de seguros
metadata.dc.creator: Chitolina, Tânia Mara
metadata.dc.contributor.advisor1: Grzybovski, Denize
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do artigo foi compreender as relações de negócio entre uma franqueadora e suas franqueadas do ramo de seguros, analisando o grau de satisfação dos franqueados. A metodologia empregada em sua construção foi de cunho exploratório e descritivo, realizado através de um estudo de caso, com análise de dados quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por questões abertas, dicotômicas e escala de Likert de cinco pontos. O questionário foi construído na plataforma Google Forms® e enviado à 31 empresas franqueadas, com taxa de resposta de 83,87%. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos franqueados está satisfeito num grau moderado. Verificou-se a existência de relação entre a experiência do gestor e o tempo de retorno do investimento realizado. As insatisfações, embora escassas, tiveram relação direta com o tempo recente das atividades e o desaquecimento econômico durante a pandemia de COVID-19, em 2020.
Abstract: This paper was developed looking forward understanding the business relationships between a franchisor and its franchisees, in the field of insurances, analyzing the degree of satisfaction of these franchisees. The methodology used in its construction was exploratory and descriptive, carried out through a case study, with quantitative and qualitative data analysis. The data were collected through the application of a semi-structured questionnaire, composed of open, dichotomous and a five-point Likert scale questions. The questionnaire was built on the Google Forms® platform and sent to 31 franchisees, with a response rate of 83.87%. The results obtained showed that the majority of franchisees are satisfied to a moderate degree. A relationship between the manager's experience and the return on investment was percived. Dissatisfactions, although scarce, were directly related to the recent time of activities and the economic slowdown during the COVID-19 pandemic in 2020.
Keywords: Administração de empresas
Empresa franqueada
Franchising
Satisfação do franchising
Seguros
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: CHITOLINA, Tânia Mara. Análise da satisfação do Franchising para com a fraqueadora: Um estudo de caso no ramo de seguros. 2020. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2230
Issue Date: 22-Dec-2020
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2020Tania Mara Chitolina.pdfArtigo de Conclusão de Curso Tania Mara Chitolina1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.