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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Relacionamento e fidelização de clientes de uma corretora de seguros: estudo de caso
metadata.dc.creator: Pimentel, Elisson Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Gardelin, João Paulo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o os clientes da empresa GM Seguros, buscando identificar se os mesmos estão satisfeitos com os serviços dispostos pela empresa. Com isso busca-se mensurar como está o nível de satisfação dos clientes, onde quanto mais satisfeitos, mais fieis esses clientes tendem a ser. Para isso foi aplicado em um primeiro momento uma pesquisa qualitativa, visando identificar quais as necessidades dos cliente com relação a esse mercado; logo após foi aplicado uma pesquisa quantitativa, onde foi obtido um número de 63 respondentes, onde foram mensurados como está o nível de confiança, comprometimento, satisfação, recompra e recomendação com os clientes da empresa. Com isso pode-se ver que a empresa está no caminho certo, tendo em vista que os resultados foram que a empresa tem um bom índice de satisfação dos seus clientes, fazendo com que os mesmos sejam fieis na hora do processo de recompra. E também foi identificado que o índice que mais precisa de atenção foi o da recomendação, onde a empresa deve focar para a geração do “marketing de boca a boca”.
Abstract: The present work had as objective to analyze the customers of the company GM Seguros, trying to identify if they are satisfied with the services provided by the company. With this, we seek to measure how the level of customer satisfaction is, where the more satisfied, the more loyal these customers tend to be. For this, at first, a qualitative research was applied, aiming to identify the customer's needs in relation to this market; soon after, a quantitative survey was applied, where a number of 63 respondents were obtained, where the level of trust, commitment, satisfaction, repurchase and recommendation with the company's customers were measured. With this, it can be seen that the company is on the right path, considering that the results were that the company has a good rate of customer satisfaction, making them faithful at the time of the repurchase process. And it was also identified that the index that most needs attention was the recommendation, which the company should focus on to generate “word of mouth marketing”.
Keywords: Administração de empresas
Fidelização de clientes
Relacionamento
Satisfação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: PIMENTEL, Elisson Pereira. Relacionamento e fidelização de clientes de uma corretora de seguros: estudo de caso. 2021. 35 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2232
Issue Date: 10-Dec-2021
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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