Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2272
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Planejamento estratégico de uma startup de tecnologia da informação
metadata.dc.creator: Dalmina, Suelen Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Gardelin, João Paulo
metadata.dc.description.resumo: O planejamento estratégico é instrumento fundamental para potencializar o modelo de gestão, pois, permite uma visão a curto, médio e longo prazo e desta forma, viabiliza solidificar uma vantagem competitiva. O propósito deste estudo foi desenvolver um planejamento estratégico para o Setor Azul, startup de assessoria e consultoria em Tecnologia da Informação localizada no município de Passo Fundo-RS, valendo-se da inexistência de uma ferramenta para a gestão da organização. A pesquisa apresentou natureza mista, ou seja, quantitativa e qualitativa, nível descritivo e como estratégia utilizada, um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a entrevista semiestruturada e a aplicação de formulários com o gestor e com os clientes contratantes, respectivamente. Foram desenvolvidos a missão, visão e valores da empresa, e elaborado um diagnóstico estratégico, a partir da observação dos pontos fortes e fracos, bem como das ameaças e oportunidades constatadas na pesquisa. Ademais, obteve-se a postura estratégica de desenvolvimento para a empresa em questão, e diante disto, foi estabelecido os objetivos, metas e estratégias, juntamente com o incremento de um plano de ação adequado, a fim de orientar a empresa na busca por melhores resultados e contribuir para a tomada de decisão mais ágil e assertiva.
Abstract: Strategic planning is a fundamental instrument to enhance the management model, as it allows for a short, medium and long-term vision and, in this way, makes it possible to solidify a competitive advantage. The purpose of this study was to develop a strategic plan for Setor Azul, an information technology advisory and consulting startup located in the municipality of Passo Fundo-RS, taking advantage of the lack of a tool for the management of the organization. The research had a mixed nature, that is, quantitative and qualitative, descriptive level and as a strategy used, a case study. As a data collection instrument, a semi-structured interview and the application of forms were used with the manager and with the contracting clients, respectively. The company's mission, vision and values were developed, and a strategic diagnosis was prepared, based on the observation of the strengths and weaknesses, as well as the threats and opportunities found in the research. In addition, the strategic development posture for the company in question was obtained, and in view of this, the objectives, goals and strategies were established, together with the increase of an appropriate action plan, in order to guide the company in the search for better results and contribute to more agile and assertive decision making.
Keywords: Planejamento Estratégico
Administração
Startup
Tecnologia da Informação
Plano de Ação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: DALMINA, Suelen Silva. Planejamento estratégico de uma startup de tecnologia da informação. 2022. 29 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2272
Issue Date: 6-Jul-2022
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2022SuelenSilvaDalmina.pdfArtigo Suelen Silva Dalmina630,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.