Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2285
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto da comunicação na relação social com o torcedor: um olhar para a interação do Grêmio no Twitter
Autor(es): Silva, Alexandre Pessoa da
Primeiro Orientador: Rockenbach, Fábio Luis
Resumo: Utilizando o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense como case para a análise de conteúdo, o presente trabalho pretende compreender os novos processos comunicativos e as mudanças na comunicação no Twitter da assessoria de imprensa do Grêmio para aumentar o engajamento e melhorar a relação com o torcedor, como anunciado pelo clube em sua reestruturação da pasta. A análise é feita com um conteúdo embasado em autores como Recuero (2009) e Bueno (2015), a partir da seleção de duas amostras da produção de conteúdo separadas por quatro meses, antes e depois das mudanças no setor de comunicação. O trabalho conclui que em linhas gerais o clube não atingiu os objetivos que haviam sido propostos, sendo que a realidade trouxe algo muito distante das metas, onde nenhuma interação com o público foi realizada.
Palavras-chave: Jornalismo
Comunicação
Grêmio
Internet
Organizações
Twitter
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: SILVA, Alexandre Pessoa da. Impacto da comunicação na relação social com o torcedor: um olhar para a interação do Grêmio no Twitter. 2022. 21 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2285
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2022AlexandrePessoadaSilva.pdfMonografia Alexandre Pessoa da Silva1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.