Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2306
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A cultura como vetor comunicacional: cartazes do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo
Autor(es): Kunz, Natália
Primeiro Orientador: Dalbosco, Cleber Nelson
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal “identificar quais são as características da personalidade de comunicação visual do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo”, e como secundário “como os elementos usados e modificados ao passar dos anos identificam a identidade cultural de Passo Fundo”. Para isso, foi definido como objeto de estudo os cartazes do Festival de todas as edições até então. Primeiramente, por ser uma pesquisa de caráter exploratório, constitui-se em uma revisão bibliográfica por dados secundários, salientando a trajetória histórica e as dimensões de destaque do evento, como meios culturais, artísticos, sociais e econômicos, seguida de uma análise de conteúdo por técnica de observação, a qual foi dividida em cinco passos sendo feito um resgate histórico dos materiais, sendo eles (1) exibição dos cartazes, (2) descrição conforme a comunicação visual, (3) elaboração de quadros substanciando os elementos inseridos, (4) análise dos conteúdos segundo a trajetória histórica, percepções e subjetividade e (5) associação com informações/conhecimentos de outros autores. Se faz ainda, de abordagem qualitativa que por meio de inferência buscou compreender as premissas. Com isso, constatou-se que os cartazes permitem a visualização da cultura como um vetor comunicacional, ao qual os elementos inseridos evidenciam a história e o patrimônio territorial do Rio Grande do Sul como um consolidador sociocultural.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda
Festival Internacional de Folclore
Cultura
Cartazes
Passo Fundo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: KUNZ, Natália. A cultura como vetor comunicacional: cartazes do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. 2022. 58 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2306
Data do documento: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2022NataliaKunz.pdfMonografia Natália Kunz5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.