Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2306
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A cultura como vetor comunicacional: cartazes do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo
metadata.dc.creator: Kunz, Natália
metadata.dc.contributor.advisor1: Dalbosco, Cleber Nelson
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal “identificar quais são as características da personalidade de comunicação visual do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo”, e como secundário “como os elementos usados e modificados ao passar dos anos identificam a identidade cultural de Passo Fundo”. Para isso, foi definido como objeto de estudo os cartazes do Festival de todas as edições até então. Primeiramente, por ser uma pesquisa de caráter exploratório, constitui-se em uma revisão bibliográfica por dados secundários, salientando a trajetória histórica e as dimensões de destaque do evento, como meios culturais, artísticos, sociais e econômicos, seguida de uma análise de conteúdo por técnica de observação, a qual foi dividida em cinco passos sendo feito um resgate histórico dos materiais, sendo eles (1) exibição dos cartazes, (2) descrição conforme a comunicação visual, (3) elaboração de quadros substanciando os elementos inseridos, (4) análise dos conteúdos segundo a trajetória histórica, percepções e subjetividade e (5) associação com informações/conhecimentos de outros autores. Se faz ainda, de abordagem qualitativa que por meio de inferência buscou compreender as premissas. Com isso, constatou-se que os cartazes permitem a visualização da cultura como um vetor comunicacional, ao qual os elementos inseridos evidenciam a história e o patrimônio territorial do Rio Grande do Sul como um consolidador sociocultural.
Palabras clave : Publicidade e Propaganda
Festival Internacional de Folclore
Cultura
Cartazes
Passo Fundo
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : KUNZ, Natália. A cultura como vetor comunicacional: cartazes do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. 2022. 58 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2306
Fecha de publicación : 28-jun-2022
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2022NataliaKunz.pdfMonografia Natália Kunz5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.