Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2308
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras
Autor(es): Pereira, Vinícius Wauczinski
Primeiro Orientador: Gusatti, Ciro Eduardo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos torcedores sobre as marcas patrocinadoras do seu clube do coração, assim como do time rival ao seu. O foco da pesquisa foram torcedores do Grêmio e do Inter. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa através de um questionário survey online, para analisar o consumo dos torcedores de produtos licenciados pelos clubes, assim como, satisfação dos mesmos com a marca patrocinadora do seu time e a preferência entre a marca patrocinadora do clube do coração e do rival. Os dados coletados foram comparados estatisticamente. Constatou-se a importância do patrocínio esportivo em equipes de futebol e a significativa preferência dos torcedores por uma marca próxima ao seu clube e de maior notoriedade no mercado.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda
Marketing esportivo
Patrocínio esportivo
Marcas
Grêmio
Inter
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: PEREIRA, Vinícius Wauczinski. Patrocínio esportivo: relação dos torcedores frente às marcas patrocinadoras. 2022. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2308
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2022ViniciusWauczinskiPereira.pdfMonografia Vinícius Wauczinski Pereira11,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.