Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2310
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tamagotchi Digital: frequência e outras características das publicações de Influencers de marketing digital
Autor(es): Cavalheiro, Vitória Lombardi
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo a descrição da frequência e outras características das publicações de influencers de marketing digital no Instagram, por isso é utilizada a analogia com o brinquedo Tamagotchi no título, sendo esse, um videogame manual, onde o personagem dependia da atenção diária do dono, do contrário, ele morria. Para isso, o método de pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Nesse sentido foram revisitados o conceito de publicidade e propaganda, bem como, o seu desenvolvimento na era digital e as adaptações do plano de mídia a esse cenário. Para a análise de conteúdo foram coletadas 271 publicações de três perfis de influencers que tratam sobre assuntos derivados do marketing digital, sendo eles: Paulo Cuenca, Hyeser Souza e Lívia Brasil. Durante uma semana dados como a data, o horário, quantidade de curtidas e comentários, a ferramenta e os recursos de linguagem utilizados, foram coletados de todas as publicações realizadas pelos influenciadores. Ao fim do estudo, a análise conclui a importância da alta frequência de conteúdos no Instagram na ferramenta Stories, cenário que não se mantém nas ferramentas de Feed, Carrossel, Reels e IGTV. Além disso, o uso de textos e interações no Stories provaram-se fundamentais para o estabelecimento de laços fortes entre emissor e receptor na comunicação através do Instagram.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda
Instagram
Influencer
Frequência
Publicação
Redes sociais
Publicidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: CAVALHEIRO, Vitória Lombardi. Tamagotchi Digital: frequência e outras características das publicações de Influencers de marketing digital. 2022. 51 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2310
Data do documento: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2022VitóriaLombardiCavalheiro.pdfMonografia Vitória Lombardi Cavalheiro3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.