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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de língua portuguesa : uma reflexão voltada às competências discursivas
Título(s) alternativo(s): Portuguese language teaching : a reflection focused on discursive skills
Autor(es): Marcolin, Letícia Regina
Primeiro Orientador: Crestani, Luciana Maria
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa é frequentemente confundido com o ensino de nomenclaturas gramaticais. Contudo, há uma diferença entre eles, tendo em vista que a língua é mais do que apenas conceituação e normas, ela é mecanismo de interação social. Em vista disso, a questão que norteia o estudo é: o que é, de fato, ensinar Língua Portuguesa na escola? Frente a isso, o presente trabalho busca esclarecer a diferença entre ensino de Língua Portuguesa e ensino de nomenclaturas gramaticais, refletindo sobre como a gramática está implicada no uso da língua e pode ser explorada nas atividades escolares com vistas ao efetivo desenvolvimento de competências discursivas dos estudantes. O presente estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica e documental, visto que as discussões estão embasadas em estudos de Possenti (1996), Neves (2019), Oliveira (2010), Geraldi (2006) e Fiorin (2007), além do documento normativo da educação no território nacional, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). O estudo aponta que mais importante que ensinar nomenclaturas gramaticais aos estudantes, as aulas de língua precisam promover o desenvolvimento de competências discursivas associadas às práticas sociais, de modo que os sujeitos saibam ler, analisar e produzir textos/enunciados por meio dos quais interagem uns com os outros.
Resumo Alternativo: The teaching of Portuguese Language is frequently confused with the teaching of grammatical nomenclatures. However, there is a difference between them, considering that language is more than just conceptualization and norms, it is a mechanism of social interaction. In view of this, the question that guides the study is: what is, in fact, teaching the Portuguese Language at school? In consideration of it, the present work seeks to clarify the difference between Portuguese Language teaching and grammatical nomenclature teaching, reflecting on how grammar is involved in language use and can be explored in school activities with a view to the effective development of students' discursive skills. The present study is configured as a bibliographical and documentary research, since the discussions are based on studies by Possenti (1996), Neves (2019), Oliveira (2010), Geraldi (2006) and Fiorin (2007), in addition to the normative document of education in the national territory, the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018). The study points out that more important than teaching grammatical nomenclatures to students, language classes need to promote the development of discursive skills associated with social practices, so that subjects know how to read, analyze, and produce texts/utterances through which they interact with each other.
Palavras-chave: Letras
Língua
Ensino de língua portuguesa
Gramática
Nomenclatura gramatical
BNCC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: MARCOLIN, Letícia Regina. Ensino de língua portuguesa : uma reflexão voltada às competências discursivas. 2022. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2363
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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