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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fatores que influenciam a rotatividade dos colaboradores no setor de call center de uma cooperativa do setor de energia
metadata.dc.creator: Filimberti, Larissa Giacomolli
metadata.dc.contributor.advisor1: Fritz Filho, Luiz Fernando
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho identificou o índice de rotatividade, suas causas e efeitos no setor de call center de uma cooperativa do setor de energia. A metodologia utilizada concentrou-se na realização de um estudo de caso único em uma cooperativa do setor de energia elétrica. Por meio da aplicação de questionário aos colaboradores do setor em questão e do cálculo da rotatividade concluiu-se que, atualmente, o setor de call center possui uma rotatividade alta, já que o índice de rotatividade é de 20%. Essa alta rotatividade foi associada a fatores como grande volume de trabalho; rotina de trabalho desafiadora e, por vezes, estressante; horário de trabalho e escalas de trabalho; falhas de comunicação, entre outros fatores que acabam fazendo com que muitos colaboradores busquem trabalho em outra empresa. Como sugestões de melhorias, recomenda-se a inclusão da URA (Unidade de Resposta Audível) e do Omnichanell, além da importância do fornecimento de informações mais transparentes sobre a questão da remuneração e benefícios oferecidos pela empresa.
Abstract: The present study identified the turnover rate, its causes and effects in the call center sector of an energy cooperative. The methodology used was concentrated in the realization of a unique case study in a cooperative from the electric energy. Through a questionnaire applied to the employees and with the turnover calculation it was concluded that, currently, the call center sector has a great turnover rate, once its index is 20%. This high turnover was associated to causes as the high volume of work; the challenging, and sometimes stressing, work routine; work hours and schedule; gaps in communication among other reasons which leads the employees to look for a job in another companies. As improvement suggestions, it is recommended to include the IVR (Interactive Voice Response) and Omnichannel, besides the importance of providing more transparent information regarding to the company’s payment and benefits.
Keywords: Call center
Colaboradores
Cooperativa
Rotatividade
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: FILIMBERT, Larissa Giacomolli. Fatores que influenciam a rotatividade dos colaboradores no setor de call center de uma cooperativa do setor de energia. 2023. 20 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2546
Issue Date: 4-Dec-2023
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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