Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2680
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenvolver os letramentos para promover a autonomia social |
Autor(es): | Trindade, Juliana da Silva |
Primeiro Orientador: | Crestani, Luciana Maria |
Resumo: | Este artigo discorre sobre os impactos dos letramentos na vida dos sujeitos. A partir da análise de situações vivenciadas pelo personagem Fabiano, na obra Vidas Secas , de Graciliano Ramos, pontamos limitações associadas ao analfabetismo e a importância dos letramentos para a autonomia e a atuação social dos sujeitos. Para tanto, dialogamos com autores como Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo e com dados divulgados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional – Inaf (2018). Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Este estudo se justifica pelos altos índices de analfabetismo funcional que se evidenciam entre a população brasileira e pelo papel da escola em promover mudanças nesse cenário. Nesse sentido, abordar o tema pode contribuir para suscitar reflexões acerca das práticas docentes em língua materna, de modo a promover a ampliação de horizontes sociais. |
Resumo Alternativo: | Este artículo analiza los impactos de la alfabetización en la vida de las personas. A partir del análisis de situaciones vividas por el personaje, en la obra Vidas Secas , de Graciliano Ramos, señalamos limitaciones asociadas al analfabetismo y la importancia de la alfabetización para la autonomía y el desempeño social de los sujetos. Para ello, dialogamos con autores como Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo y con datos divulgados por el Indicador Funcional de Alfabetización - Inaf 2018. Se trata de una investigación básica, de carácter bibliográfico y documental. Este estudio se justifica por las altas tasas de analfabetismo funcional que se evidencian entre la población brasileña y por el papel de las escuelas en la promoción de cambios en ese escenario. En este sentido, abordar el tem puede contribuir a suscitar reflexiones sobre las prácticas de enseñanza en la lengua materna, con el fin de promover la ampliación de horizontes sociales. |
Palavras-chave: | Letramentos Alfabetismo Analfabetismo funcional Autonomia social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Passo Fundo |
Sigla da Instituição: | UPF |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Faculdade de Educação - FAED |
Citação: | TRINDADE, Juliana da Silva. Desenvolver os letramentos para promover a autonomia social. 2023. 16 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2680 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2023JulianadaSilvaTrindade.pdf | Artigo Juliana da Silva Trindade | 205,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.