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dc.creatorRodigheri, Gustavo-
dc.date.accessioned2024-07-19T12:44:50Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2024-07-19T12:44:50Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.citationRODIGHERI, Gustavo. “Os impactos e transformações da ferrovia para o município de Passo Fundo (1920–1957)”. 2024. 58 f. Monografia (Licenciado em História). Curso de História. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2706-
dc.description.abstractThe municipality of Passo Fundo is located in the northern region of the state of Rio Grande southern. Considered an economic exponent for the North region, the arrival of the railway in municipality at the end of the 19th century had a direct impact on the urban space of the city and its axis economic. Therefore, the growth of the city and the emergence of an industrial center is directly linked to the position of the railway line in the city, which enabled the emergence of towns, neighborhoods and industrial buildings that boosted population growth and demographic of the municipality of Passo Fundo. For this work we propose to analyze the historical process in which the railway plays a central role in the development of the municipality and its urban transformation, the delimited time frame corresponds to the moment of arrival of the tracks in the municipality in 1898, until the founding of R.F.F.S.A 1 in 1957, a period in which Brazilian railways were taken over by the federal government. For Miranda and Machado (2007), Passo Fundo would go through a period called Belle Époque Passo Fundense, the city from the beginning of the 1920s, went through a accelerated exponential growth, which is linked to the railway, the emergence of towns and large housing complexes, together with new industrial buildings, helped to reconfigure the city, expanding its extension. This growth expands to all sectors, social, cultural and economic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-19T12:44:50Z No. of bitstreams: 1 PF2024GustavoRodigheri.pdf: 1629837 bytes, checksum: 69fd1970a79eea796f3bac79e2612b4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-19T12:44:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024GustavoRodigheri.pdf: 1629837 bytes, checksum: 69fd1970a79eea796f3bac79e2612b4d (MD5) Previous issue date: 2024-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectPasso Fundopt_BR
dc.title“Os impactos e transformações da ferrovia para o município de Passo Fundo (1920–1957)”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Batistella, Alessandro-
dc.description.resumoO município de Passo Fundo está localizado na região norte do estado do Rio Grande do sul. Considerado um expoente econômico para a região Norte, a chegada da ferrovia no município no final do século XIX impactou diretamente no espaço urbano da cidade e seu eixo econômico. Portanto o crescimento da cidade e o surgimento de um centro industrial está diretamente ligado com a posição da linha férrea na cidade, que possibilitou o surgimento de vilas, bairros e edificações industrias que impulsionaram o crescimento populacional e demográfico do município de Passo Fundo. Para o presente trabalho propõe-se analisar o processo histórico no qual a ferrovia desempenha papel central para o desenvolvimento do município e sua transformação urbana, o recorte temporal delimitado corresponde ao momento de chegada dos trilhos no município em 1898, até a fundação da R.F.F.S.A 1 em 1957, período no qual as ferrovias brasileiras foram encampadas pelo governo federal. Para Miranda e Machado (2007), Passo Fundo passaria por um período chamado de Belle Époque Passo Fundense a cidade a partir do começo da década de 1920, passou por um crescimento exponencial acelerado, que está ligado com a ferrovia, o surgimento de vilas e conjuntos habitacionais de grande porte, juntamente com novas edificações industriais, ajudaram a reconfiguraram a cidade, ampliando sua extensão. Este crescimento se expande para todos os setores, sociais, culturais e econômicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de História - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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