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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2797
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Predição de resultados em partidas de futebol utilizando Deep Learning |
metadata.dc.creator: | Menin, Edson |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Hölbig, Carlos Amaral |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho visa apresentar um estudo sobre a previsão de resultados de partidas de futebol da Premier League utilizando técnicas de Deep Learning, mais especificamente Rede Neural PerceptronMulticamadas(MLP), como intuito de contribuir para a análise de dados esportivos e para a predição de resultados de partidas de futebol, e utilizá-las em casas de apostas online. A predição dos resultados é realizada de duas formas: na primeira, a rede prevê vitória do mandante (0), empate (1) ou vitória do visitante (2) onde, neste contexto, obteve-se uma acurácia de 53.65%; na segunda abordagem, é levado em consideração apenas se a equipe da casa ganha (0) ou se não ganha (1), sendo que neste caso obteve uma acurácia de 64.23%. Além disso, foi realizada uma simulação combase nas odds das partidas pré-jogo, como intuito de analisar se o apostador obteria lucro ou prejuízo nas apostas, no qual, no primeiro formato, a simulação apresentou que o apostador teria um prejuízo de R$ -266.41 perante a aposta de R$ 548.00, e no segundo formato, um prejuízo de R$ -58.91 perante o mesmo valor. Esses resultados sugerem que a utilização do algoritmo MLP pode ser eficaz apenas como auxilio na tomada de decisão para predição de resultados de partidas de futebol, já que levando em consideração os dados previstos, o apostador teria prejuízo. |
Abstract: | This paper aims to present a study on the prediction of results in Premier League football matches using Deep Learning techniques, specificallyMultilayer Perceptron Neural Network (MLP), in order to contribute to sports data analysis and the prediction of football match outcomes, and to use them in online betting platforms. The prediction of results is carried out in two ways: in the first approach, the network predicts a home team win (0), a draw (1), or an away team win (2), achieving an accuracy of 53.65% in this context. In the second approach, only whether the home team wins (0) or not (1) is considered, resulting in an accuracy of 64.23%. Additionally, a simulation was conducted based on the pre-match odds of the games to analyze whether the bettor would profit or incur losses. In the first format, the simulation showed a loss of R$ -266.41 for a bet of R$ 548.00, while in the second format, a loss of R$ -58.91 was incurred for the same amount. These results suggest that the use of the MLP algorithm can be effective only as an aid in decision-making for predicting football match outcomes, as considering the predicted data would result in losses for the bettor. |
Keywords: | Apostas Rede neural Aprendizado profundo Ciência de dados Futebol |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas e Geociências - ICEG |
Citation: | MENIN, Edson. Predição de resultados em partidas de futebol utilizando Deep Learning. 2023. 09 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Computação). Curso de Computação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2797 |
Issue Date: | 26-Jun-2023 |
Appears in Collections: | ICEG - Curso de Ciência da Computação - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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PF2024EdsonMenin.pdf | Artigo de conclusão de curso Edson Menin | 646,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
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