Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/328
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Jogos on-line como meio de comunicação : o fantasy game Cartola FC como ferramenta de publicidade multimídia
metadata.dc.creator: Oliveira, Lucas de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
metadata.dc.description.resumo: Com este trabalho, pretende-se abordar o tema dos jogos on-line como meio de comunicação e ferramenta de publicidade e multimídia, apresentando como estudo de caso o fantasy game Cartola FC, dos canais televisivos SporTV. Através de uma pesquisa exploratória dada por revisão bibliográfica e estudo de caso, buscou-se compreender os conceitos de Comunicação, Comunicação Dialógica, Interatividade, Internet, Comunicação Integrada de Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Posteriormente, partiu-se para a definição de game, a evolução dos jogos eletrônicos para computador e a modalidade de jogo do objeto de estudo. Após a compreensão das teorias, será conhecido o histórico da SporTV , a mantedora do fantasy game, sendo também apresentado e compreendido como funciona o Cartola FC através de um estudo de caso. A análise das teorias revela que os jogos também são meios de comunicação e extensões dos próprios indivíduos. A pesquisa sob as teorias, embasada em diversos autores relacionados com o tema, pretende esclarecer conceitos e mostrar esta esfera de interação, dada na forma de um jogo eletrônico, entre uma empresa e seu público-alvo. O trabalho pretende investigar de que maneira um fantasy game pode servir como ferramenta de publicidade multimídia para determinada organização, usando a experiência de marca para aproximar-se de seus consumidores.
Palabras clave : Publicidade
Relações públicas
Jogos
Game Cartola FC
metadata.dc.language: por
Citación : OLIVEIRA, Lucas de. Jogos on-line como meio de comunicação : o fantasy game Cartola FC como ferramenta de publicidade multimídia. 2013. 82 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/328
Fecha de publicación : 4-sep-2014
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2013Lucas_de_Oliveira.pdfMonografia Lucas de Oliveira5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.