Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/355
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Identificação dos meios e ferramentas da comunicação integrada de marketing : estudo de caso da empresa Gaúcha Melhoramento e Avanço em Genética Ltda (GMAX) no segmento de semente de soja
metadata.dc.creator: Silva, Márcio Guimarães da
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Luciane
metadata.dc.description.resumo: Este estudo identificou quais os meios e ferramentas de comunicação integrada de marketing são mais adequadas para divulgar uma organização que comercializa genética de semente de soja, bem como mapear ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) que são utilizadas pelos produtores, mapear meios de CIM que são utilizadas pelos produtores e mensurar que ferramentas e meios, dos listados, possuem maior impacto junto ao público investigado. Neste contexto, desenvolveu-se este trabalho que foi uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, onde foram aplicadas dezessete entrevistas direcionadas aos consumidores finais que compram sementes de soja. Após, foi feito a interpretação dos resultados e análise dos resultados obtidos, leva-se em conta que a empresa em estudo ainda não conta com uma comunicação efetiva, apenas conta com um site, identifica-se que o investimento em dias de campo deve ser intensificado, os consumidores só compram o produto após conhecer na prática seu resultado. Dentre as sugestões propostas apresentam-se as seguintes: dias de campo Direcionado, uma maior atenção ao desenvolvimento da equipe, instrumentalizando através da participação em cursos, treinamentos e seminários; aprimoramento do site, mais propagandas em sites com a função de lembrar a marca ao consumidor e maior participação em eventos e feiras. Assim, foi possível compreender que ainda são necessários ajustes para uma comunicação eficaz, sendo que o desenvolvimento das ferramentas no decorrer das décadas e a mudança no comportamento são primordiais para a excelência na comunicação.
Keywords: Administração
Marketing
Comunicação empresarial
Marketing de relacionamento
metadata.dc.language: por
Citation: SILVA, Márcio Guimarães da. Identificação dos meios e ferramentas da comunicação integrada de marketing : estudo de caso da empresa Gaúcha Melhoramento e Avanço em Genética Ltda (GMAX) no segmento de semente de soja. 2013. 52 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/355
Issue Date: 15-Sep-2014
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2013Marcio_Guimaraes_da_Silva.pdfMonografia Márcio Guimarães da Silva171,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.