Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKellermann, Mateus Soares-
dc.date.accessioned2015-02-24T17:56:52Z-
dc.date.available2015-02-24T17:56:52Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationKELLERMANN, Mateus Soares. Comportamento de compra do consumidor de óleos lubrificantes para veículos leves de Passo Fundo/RS : um estudo comparativo entre as marcas Ipiranga e BR. 2014. 58 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/450-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-02-24T17:56:52Z No. of bitstreams: 1 PF2014Mateus_Soares_Kellermann.pdf: 234719 bytes, checksum: 29dd88f1f4c41b057a17dbc83254e4b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-02-24T17:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2014Mateus_Soares_Kellermann.pdf: 234719 bytes, checksum: 29dd88f1f4c41b057a17dbc83254e4b1 (MD5)en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.titleComportamento de compra do consumidor de óleos lubrificantes para veículos leves de Passo Fundo/RS : um estudo comparativo entre as marcas Ipiranga e BRpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues-
dc.description.resumoO setor de combustíveis e óleos lubrificantes tem grande importância e presença na vida dos brasileiros, pois oferece uma gama de produtos e serviços fundamentais para seu dia-a-dia, como combustível, troca de óleo e conveniência. Sendo assim, percebeu-se a oportunidade de estudar este setor na cidade de Passo Fundo/RS. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais os atributos mais relevantes para os consumidores na escolha de um estabelecimento de troca de óleo e da marca de óleos lubrificantes para veículos leves de Passo Fundo/RS, comparando as marcas BR/Lubrax e Ipiranga. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitiva/exploratória através de 19 entrevistas feitas em quatro postos da cidade. Os principais resultados obtidos revelaram que o consumidor leva mais em conta, na escolha de um estabelecimento de troca de óleo e de uma marca de óleos lubrificantes, atributos como: bom atendimento, estrutura e recursos adequados, preço e condições de pagamento, pessoal treinado e capacitado, serviço de qualidade, confiança e tradição na marca do óleo lubrificante e no estabelecimento, relacionamento com o estabelecimento de troca de óleo. Além disso, percebeu-se que o consumidor faz a troca de óleo com regularidade, com o intuito de prolongar a vida útil de seu veículo. Também foi constatado que o consumidor é geralmente influenciado por amigos e familiares, mecânicos e pelos próprios profissionais que fazem a troca de óleo.pt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2014Mateus_Soares_Kellermann.pdfMonografia Mateus Soares Kellermann229,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.