Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/450
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Comportamento de compra do consumidor de óleos lubrificantes para veículos leves de Passo Fundo/RS : um estudo comparativo entre as marcas Ipiranga e BR
metadata.dc.creator: Kellermann, Mateus Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O setor de combustíveis e óleos lubrificantes tem grande importância e presença na vida dos brasileiros, pois oferece uma gama de produtos e serviços fundamentais para seu dia-a-dia, como combustível, troca de óleo e conveniência. Sendo assim, percebeu-se a oportunidade de estudar este setor na cidade de Passo Fundo/RS. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais os atributos mais relevantes para os consumidores na escolha de um estabelecimento de troca de óleo e da marca de óleos lubrificantes para veículos leves de Passo Fundo/RS, comparando as marcas BR/Lubrax e Ipiranga. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitiva/exploratória através de 19 entrevistas feitas em quatro postos da cidade. Os principais resultados obtidos revelaram que o consumidor leva mais em conta, na escolha de um estabelecimento de troca de óleo e de uma marca de óleos lubrificantes, atributos como: bom atendimento, estrutura e recursos adequados, preço e condições de pagamento, pessoal treinado e capacitado, serviço de qualidade, confiança e tradição na marca do óleo lubrificante e no estabelecimento, relacionamento com o estabelecimento de troca de óleo. Além disso, percebeu-se que o consumidor faz a troca de óleo com regularidade, com o intuito de prolongar a vida útil de seu veículo. Também foi constatado que o consumidor é geralmente influenciado por amigos e familiares, mecânicos e pelos próprios profissionais que fazem a troca de óleo.
Keywords: Administração
Comportamento do consumidor
Marca de produtos
metadata.dc.language: por
Citation: KELLERMANN, Mateus Soares. Comportamento de compra do consumidor de óleos lubrificantes para veículos leves de Passo Fundo/RS : um estudo comparativo entre as marcas Ipiranga e BR. 2014. 58 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/450
Issue Date: 24-Feb-2015
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2014Mateus_Soares_Kellermann.pdfMonografia Mateus Soares Kellermann229,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.