Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/467
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A notícia espetacular e sensacionalista e o programa Cidade Alerta
Autor(es): Palmeira, Mariângela
Primeiro Orientador: Hartmann, Nadja Maria
Resumo: A presente pesquisa propõe o estudo das práticas de sensacionalismo e de espetacularização da notícia em programa jornalístico veiculado na televisão brasileira. O tema é aplicado na análise do programa televisivo Cidade Alerta, veiculado pela Rede Record, a partir da metodologia dos Modos de Endereçamento, elaborada por Itania Maria Mota Gomes (2011). Inicialmente, porém, delineia-se a questão da influência da televisão perante a vida social. Após, adentramos no telejornalismo brasileiro e na notícia para televisão. Em seguida, estudamos os conceitos e diferenças de sensacionalismo e espetacularização para, depois, analisar a postura ética do Jornalismo ao lidar com a veiculação da violência, baseada nas técnicas sensacionais e espetaculares. A pesquisa prossegue com a apresentação dos métodos e técnicas utilizados, seguida da análise da edição do programa Cidade Alerta, datada em 3 de setembro de 2014. A partir da análise partimos para o resultado de que o Cidade Alerta prima por veicular notícias policiais, principalmente de drama familiar, envolvendo homicídios, agressões e estupros. Além disso, o programa veicula matérias relacionadas com roubos, assassinatos e tráfico de drogas. Chegamos à conclusão de que todas as matérias veiculadas na edição analisada encaixam-se no conceito de Fait Divers, por serem noticiadas para consumo imediato, sem contextualização social. A partir destas premissas, conclui-se que o Cidade Alerta se utiliza de práticas sensacionalistas, pois além de espetacularizar a notícia, o programa expõe elementos que aumentam o teor dramático do fato.
Palavras-chave: Jornalismo
Telejornalismo
Sensacionalismo no jornalismo
Cidade Alerta
Idioma: por
Citação: PALMEIRA, Mariângela. A notícia espetacular e sensacionalista e o programa Cidade Alerta. 2014. 51 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/467
Data do documento: 22-Abr-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2014Mariangela_Palmeira.pdfMonografia Mariângela Palmeira288,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.