Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/564
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Controles internos e gestão de estoques: um estudo de caso em uma loja comercial
metadata.dc.creator: Barbosa, Rodrigo
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Gabriel Grubel
metadata.dc.description.resumo: No atual cenário corporativo mais do que nunca, as organizações necessitam de uma ferramenta que possa fornecer subsídios para enfrentar as grandes mudanças que vêm ocorrendo no mercado. Este trabalho tem o controle interno voltado para a gestão e controle dos estoques como enfoque central, demonstrando que a melhoria dos processos neste departamento poderá auxiliar o gestor a controlar as informações das mercadorias, proporcionando, assim, a real situação em que a empresa se encontra. É de fácil percepção que o controle de estoque é indispensável para uma boa gestão financeira, pois fornece ao gerente, informações necessárias para a tomada de decisões. Diante do exposto, este estudo objetivou a realização de uma avaliação geral sobre os controles internos, procedimentos de gestão e informações sobre os estoques na empresa estudada. Para atingir os objetivos estabelecidos, o presente trabalho buscou identificar aspectos conceituais, estruturais e operacionais relacionados ao sistema de controle interno e da auditoria interna, por meio de um levantamento bibliográfico, de caráter descritivo e documental por meio de um estudo de caso. Conclui-se ao final deste trabalho, que a cooperativa possui bons controles, porém algumas situações merecem atenção dos gestores, especialmente com relação a segregações de funções em alguns processos como: venda, recebimento e transferências de mercadorias entre a sede e filiais, logística interna e na realização de inventários que são efetuados pelos funcionários das lojas, e ainda nas demais atividades da loja e do depósito central de mercadorias. Também observou-se que ocorrem vendas de peças sem emissão de nota fiscal (condicional), e por fim, que a empresa possui parte do seu estoque com baixa rotação e muitos itens obsoletos, que importam valor significativo e carecem de uma avaliação especial.
Palabras clave : Contabilidade
Controle de estoque
Processos
metadata.dc.language: por
Citación : BARBOSA, Rodrigo. Controles internos e gestão de estoques: um estudo de caso em uma loja comercial. 2014. 87 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/564
Fecha de publicación : 7-ago-2015
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Contabilidade - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOL2014Rodrigo_Barbosa.pdfMonografia Rodrigo Barbosa506,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.