Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/671
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sucessão na agricultura familiar: estudo da realidade das pequenas propriedades familiares vinculadas à Cooperativa de Produção Agropecuária Constantina
metadata.dc.creator: Zantedeschi, Silvane
metadata.dc.contributor.advisor1: Giotto, Olivo Tiago
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender, caracterizar e analisar a atual realidade do processo sucessório da atividade leiteira dos pequenos produtores de leite, vinculados à Cooperativa de Produção Agropecuária Constantina. A Classificação da pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratória; quanto à abordagem, é qualitativa; e em relação ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como um estudo multi caso. Os dados foram coletados através da aplicação de uma entrevista semiestruturada a seis proprietários rurais que desenvolvem a atividade leiteira. Com a análise dos dados, foi possível identificar importantes considerações acerca dessa atividade, desde o seu início até os dias atuais. Isso nos permitiu estratificar os produtores e seus estabelecimentos de acordo com a tipologia elaborada por Gehlen, no ano de 2000, apud Wagner (2003) e, do modelo de sistemas de produção de leite, elaborado pela Embrapa Gado de Leite (2005). Constatou-se, também, que limitações como a grande exigência de melhoramento da qualidade do leite produzido, a grande necessidade de tecnologia, as constantes variações no preço pago por litro de leite, a pouca disponibilidade de mão de obra, a rotina de trabalho contínua, e a falta de assistência técnica estão colocando em risco a permanência no meio rural e o desenvolvimento da atividade leiteira. Referente ao processo de sucessão foi constatado que todos os entrevistados gostariam que seus filhos permanecessem no meio rural, dando continuidade à atividade leiteira, por fatores como: a tranquilidade e segurança que a vida no campo proporciona, a preservação da cultura da família, a alternativa de renda mensal e diversificação da matriz produtiva. Nesse contexto, direta ou indiretamente, todos os entrevistados procuram envolver os seus filhos na realidade da propriedade, ressaltando que o planejamento, a informação e a educação são estratégias importantes para o sucesso de toda e qualquer atividade. Por fim, o trabalho apresenta como sugestão um Plano de Ação, objetivando prestar auxílio aos produtores rurais, para que o processo sucessório aconteça com sucesso em suas propriedades. Bem como, a sugestão da realização de um projeto de extensão da UPF até as pequenas propriedades familiares.
Palabras clave : Administração de empresas
Propriedade rural
Empresas familiares
Agricultura familiar
metadata.dc.language: por
Citación : ZANTEDESCHI, Silvane. Sucessão na agricultura familiar: estudo da realidade das pequenas propriedades familiares vinculadas à Cooperativa de Produção Agropecuária Constantina. 2014. 81 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/671
Fecha de publicación : 14-ago-2015
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SAR2014Silvane_Zantedeschi.pdfMonografia Silvane Zantedeschi255,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.