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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Satisfação dos clientes dos canais de auto atendimento do Banco do Brasil de Ronda Alta-RS
metadata.dc.creator: Lucca, Andrieli Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Demarchi, Daniel Vinícius
metadata.dc.description.resumo: O Banco do Brasil desempenha funções sociais importantes para o desenvolvimento do Brasil, como o financiamento do agronegócio, fomento da agricultura familiar, assistência financeira a pessoas físicas e jurídicas que atuam no comércio, indústria e prestação de serviços, através da utilização da grande rede de agências distribuídas em todo país. No presente estudo fica evidenciada a necessidade dos bancos, por sua vez investir muitos recursos em novas formas de tecnologias, para redução de despesas com pessoal, fidelização da clientela e consequente aumento da lucratividade com a mesma estrutura existente. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa descritiva, com a coleta de dados como instrumento através do questionário com amostra não probabilística e probabilística por conveniência. Os resultados foram significativos, apurou-se o perfil dos pesquisados, também foram verificados o grau de satisfação dos usuários do autoatendimento, alguns pontos negativos foram levantados referentes ao funcionamento das máquinas, limites de valores disponíveis para transferências, saques e pagamentos nos caixas eletrônicos, atributos como: segurança, tecnologias, atendimento dos funcionários no manuseio dos caixas eletrônicos, praticidade do sistema, comunicação e ambiente no geral também foram avaliadas pelos clientes nas duas etapas da pesquisa. Foram também avaliadas para serem implementadas as sugestões dadas pelos clientes na etapa quantitativa como: Aumentar o numero de terminais eletrônicos na agência, ampliação de espaço no autoatendimento, aumentar limites de saques, transferências e pagamentos nos caixas eletrônicos, melhorias quanto ao sistema, mais disponibilidades de serviços nos canais de autoatendimento via internet e telefones, substituição dos terminais por mais eficientes com novas tecnologias e entre outras sugestões levantadas. Todas as sugestões descritas podem ser colocadas em prática e algumas o banco já está estudando a sua viabilidade técnica. A pesquisa foi realizada com os usuários dos canais de autoatendimento do banco do Brasil da agência de Ronda Alta com o objetivo principal de medir o nível de satisfação dos mesmos e solucionar os problemas e implantar as soluções dadas pelos clientes.
Keywords: Administração de empresas
Satisfação do consumidor
Bancos de investimento
metadata.dc.language: por
Citation: LUCCA, Andrieli Paula. Satisfação dos clientes dos canais de auto atendimento do Banco do Brasil de Ronda Alta-RS. 2014. 95 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/672
Issue Date: 14-Aug-2015
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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