Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/705
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Homo storyteller: a técnica do transmedia storytelling enquanto recurso na comunicação direcionada à geração Z
metadata.dc.creator: Ebert, Vagner
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaeffer, Olmiro Cristiano
metadata.dc.description.resumo: Contar histórias é, para o ser humano, uma viagem através da imaginação e dos sonhos, onde a razão é deixada de lado e a emoção ganha voz e vez, principalmente durante a infância. Mas histórias também podem ser utilizadas com o intuito de engajar os públicos de uma empresa, promover a venda de um produto ou a lembrança de uma marca. É está a proposto do Transmedia Storytelling, que constitui-se como uma contação de histórias através das diferentes tecnologias da informação e comunicação (TICs) disponíveis em pleno século XXI. O estudo aqui apresentado constitui-se como uma pesquisa bibliográfica e experimental, onde visa-se analisar as possibilidades da técnica do Transmedia Storytelling enquanto recurso na comunicação com a Geração Z. Para tanto, a revisão de literatura realizada aborda os temas necessários ao estudo em questão, investigando, assim, o potencial interativo das tecnologias e a teoria dialógica da comunicação, o Homo Zappiens, isto é, os indivíduos pertencentes à chamada Geração Z, e os processos comunicativos e mercadológicos que precedem à prática do Transmedia Storytelling. A metodologia utilizada consiste em um laboratório experimental, onde os participantes, jovens da geração investigada, estiveram expostos à três técnicas de apresentação. A investigação resultou na confirmação das possibilidades de interação e engajamento da técnica, mas descobriu-se também que contar histórias de modo oral e empregar imagens como recurso de apoio à compreensão da mensagem mostram-se eficientes e importantes. Ainda, é necessário levar em consideração alguns fatores de risco ao se aplicar a técnica.
Keywords: Publicidade
Comunicação
Marketing
Mídia (Publicidade)
Planejamento
metadata.dc.language: por
Citation: EBERT, Vagner. Homo storyteller: a técnica do transmedia storytelling enquanto recurso na comunicação direcionada à geração Z. 2014. 162 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/705
Issue Date: 19-Aug-2015
Appears in Collections:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2014Vagner_Ebert.pdfMonografia Vagner Ebert12,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.