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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: "Eu sou a Universal": uma análise da campanha publicitária audiovisual de Igreja Universal do Reino de Deus
metadata.dc.creator: Lima, Douglas Pádua de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bacaltchuk, Benami
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, inserido na temática geral da publicidade e religião, procurou analisar os audiovisuais pertencentes a campanha publicitária "Eu sou a Universal" da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), avaliando a estrutura da comunicação ligada ao campo religioso, as opções teórico-metodológicas selecionadas por seus produtores, a razão pela qual a mensagem religiosa cristã é substituída, e o motivo da instituição se apropriar desse tipo de propaganda. O procedimento da análise foi implementado por intermédio da análise de conteúdo, categorização e da abordagem bibliográfica. O tema do estudo justifica-se pela importância da religião no modo de vida das pessoas para além de seu campo especifico. As pretensões, desejos e decisões do homem estão diretamente ligados àquilo que ele acredita ou deixa de acreditar e, por esse motivo, a religião faz parte e é tão significativa para o sistema de vida de um povo. Para tal, os objetos utilizados foram audiovisuais pertencentes a campanha "Eu sou a Universal" que tiveram início no ano de 2013. Pesquisaram-se os principais conceitos de história do cristianismo, protestantismo e comunicação de massa. Através do relato testemunhal e de mecanismos e técnicas de persuasão selecionadas pelos produtores, a campanha substitui a mensagem religiosa cristã e se utiliza de uma linguagem direcionada ao dia a dia de seus fiéis. Ao fazer isso verificou-se que a IURD, quer deixar claro, que os próprios membros, têm satisfação, segurança e retorno de investimento, e ainda comprovam que o "serviço" ou o "produto" ideológico realmente tem eficácia em suas vidas. Por fim, o conteúdo dos audiovisuais selecionados, captou as principais diretrizes que a IURD utiliza, e a forma que esses conceitos ficam visíveis na apresentação desta campanha publicitária.
Keywords: Publicidade
Campanhas publicitárias
Propaganda
Recursos audiovisuais
metadata.dc.language: por
Citation: LIMA, Douglas Pádua. "Eu sou a Universal": uma análise da campanha publicitária audiovisual de Igreja Universal do Reino de Deus. 2014. 59 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/718
Issue Date: 20-Aug-2015
Appears in Collections:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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