Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/731
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Decisões de adaptação de comunicação considerando diferenças culturais entre americanos e brasileiros: o caso McDonald’s
metadata.dc.creator: Marcon, Arthur
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Janine Fleith de
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem por objetivo analisar as decisões de adaptação da marca McDonald’s ao comunicar no mercado brasileiro, no que tange as características inerentes a esse mercado, sejam elas macroambientais ou culturais. Assim, analisou-se as ações de comunicação institucional realizadas por empresa integrante da amostra no Brasil e nos Estados Unidos com o intuito de descrever as variáveis macroambientais que exercem influência sobre a gestão da marca, bem como analisar, à luz da Teoria de Hofstede, as decisões de adaptação sob os aspectos de individualismo versus coletivismo, dicotomia entre masculinidade e feminilidade, distância de poder e o quanto se evita as incertezas. E, através dessas análises, caracterizar a empresa integrante da amostra em um dos quatro níveis de adaptação propostos por Kotler. Quanto ao método, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa e exploratória, tendo como abordagem, a análise de conteúdo dos comerciais veiculados em ambos os países da amostra. Baseado na verificação das variáveis previamente mencionadas percebeu-se a adaptação da rede em nível máximo do proposto por Kotler, uma vez que se observou as variáveis culturais na totalidade dos comerciais, ainda que em alguns comerciais não fossem observadas todas as quatro variáveis. Além disso, aferiu-se que todas as variáveis macroambientais exercem força sobre a empresa selecionada na amostra, no Brasil e nos Estados Unidos, o que pode ser comprovado através de pesquisa das seis variáveis do estudo proposto, contudo, entendeu-se como necessário evidenciar que a variável demográfica exerce maior influência e atenção nas decisões da empresa, uma vez que essa tem direta ligação com o público-alvo e suas características. Por fim, através das pesquisas e levantamentos, foi possível estimar os fatores e variáveis que influenciam na adaptação do composto comunicação de uma empresa multinacional ao se instalar no mercado brasileiro.
Keywords: Administração de empresas
Planejamento estratégico
Marketing
metadata.dc.language: por
Citation: MARCON, Arthur. Decisões de adaptação de comunicação considerando diferenças culturais entre americanos e brasileiros: o caso McDonald’s. 2014. 94 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/731
Issue Date: 21-Aug-2015
Appears in Collections:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2014Arthur_Marcon.pdfMonografia Arthur Marcon1,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.