Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/744
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: 3.0, o marketing dos valores: análise do conteúdo das mensagens das empresas Samsung, Coca-Cola e Guaraná Antárctica no site da rede social Facebook
metadata.dc.creator: Salvi, Fernanda
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaeffer, Olmiro Cristiano
metadata.dc.description.resumo: O Marketing 3.0 é resultante das transformações sociais impulsionadas pelos adventos das tecnologias da comunicação, e, através delas, a formação de seres humanos plenos e voltados aos valores. As empresas devem se adaptar aos novos anseios destes consumidores em suas estratégias de comunicação em redes sociais. O presente estudo tem como objetivo investigar a utilização dos valores do Marketing 3.0 nas mensagens das empresas Samsung, Coca-Cola e Guaraná Antárctica na rede social Facebook e é pautado nos modelos teóricos: funcionalista e dialógico. Para o esclarecimento do objetivo foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e documentais. O método utilizado foi análise de conteúdo através da categorização dos valores do Marketing 3.0 e a análise das mensagens de cada empresa. As empresas foram escolhidas a partir da pesquisa Bridge Research publicada na revista Consumidor Moderno, em agosto de 2013. Foi selecionada a mensagem com maior engajamento de cada empresa, em cada semana do mês de agosto de 2014, totalizando cinco mensagens por empresa. Entre as três empresas, todas utilizaram os valores do Marketing 3.0. Os mais identificados na comunicação das mesmas foi Estilo de vida, Diversão informação e entretenimento e Proporcionar significado A partir dos resultados obtidos foi considerado que as empresas, embora se utilizem de valores do Marketing 3.0, ainda preservam uma comunicação típica dos meios de comunicação de massa, buscando apenas ganhar repercussão na rede e não aproveitando o potencial dialógico, produtivo e participativo que a mesma dispõe.
Keywords: Publicidade
Marketing
Facebook (Rede social on-line)
Análise de conteúdo (Comunicação)
metadata.dc.language: por
Citation: SALVI, Fernanda. 3.0, o marketing dos valores: análise do conteúdo das mensagens das empresas Samsung, Coca-Cola e Guaraná Antárctica no site da rede social Facebook. 2014. 133 p. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/744
Issue Date: 24-Aug-2015
Appears in Collections:CPP - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2014FernandaSalvi.pdfMonografia Fernanda Salvi9,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.