Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/747
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jornalismo e humor: uma análise do quadro serviço de atenção ao consumidor, do CQC
Autor(es): Lago, Jamile
Primeiro Orientador: Chaise, Maria Joana Chiodelli
Resumo: A interação entre humor e jornalismo é algo recente no Brasil. Compreender essa relação é também compreender uma das novas formas de se fazer jornalismo. Outro ponto importante é compreender qual é a função do humor dentro do jornalismo, como ele aparece e para que serve. O programa Custe o Que Custar, da Rede Bandeirantes, faz a união entre jornalismo e humor no Brasil desde 2008, quando foi a sua estreia. A presente monografia faz uma análise do quadro jornalístico Serviço de Atenção ao Consumidor, através da metodologia de Modos de Endereçamento proposta por Gomes (2004). Essa análise também foi baseada nos estudos de diversos autores que falam sobre as funções e valores do jornalismo e sobre os motivos pelos quais o entretenimento pode vir a fazer parte do jornalismo. Foi possível identificar que o quadro é jornalístico, mas não esquece o humor. Ainda, que na maioria das vezes, esse humor é utilizado também como uma forma de fazer jornalismo, quando o repórter se auxilia dessa ferramenta para fazer críticas e estimular o senso crítico do telespectador.
Palavras-chave: Jornalismo
Humor
Entretenimento
Idioma: por
Citação: LAGO, Jamile. Jornalismo e humor: uma análise do quadro serviço de atenção ao consumidor, do CQC. 2015. 47 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/747
Data do documento: 25-Ago-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015JamileLago.pdfMonografia Jamile Lago1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.