Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/763
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca
metadata.dc.creator: Castro, Samantha Valar
metadata.dc.contributor.advisor1: Bacaltchuk, Benami
metadata.dc.description.resumo: O trabalho pretende identificar a contribuição do personagem publicitário no posicionamento de marca. Na busca de tal objetivo utilizam-se fundamentos teóricos baseados em Kotler, quando abordado o posicionamento de marca, em Morsch, ao tratar sobre personagens, e em Aaker, quando citado valor de marca. O referencial de Semiótica enfatiza Peirce ao tratar os conteúdos de iconicidade, significado e significante. Para compreender o uso do personagem publicitário, dois personagens são tomados como objeto de pesquisa. Tal amostra se revela intencional, pois ambos os ícones foram um marco na história na publicidade. A partir disso, há a análise semiótica com o Tigre Tony da Sucrilhos e o Jotalhão do Extrato de tomate Knorr-Cica. A metodologia utilizada é a bibliográfica e, a partir dela, segue a análise de imagem, adotando a teoria de semiótica americana de Peirce. Através do referencial base e das análises realizadas, se descrevem os signos que compõe os personagens estudados e seus significados, além do relato de como contribuíram para o posicionamento das marcas que representam. Percebe-se que muitos personagens ficam eternizados na mente do consumidor e que essa ferramenta possibilita estreitar laços com os clientes, além de fortalecer a lembrança de marca. A pesquisa revela-se de caráter significativo para a publicidade, notado que existem poucos estudos que relacionam o personagem com o posicionamento de marca.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Marca de produtos
Semiótica
metadata.dc.language: por
Citation: CASTRO, Samantha Valar. A contribuição do personagem publicitário no posicionamento da marca. 2015. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/763
Issue Date: 4-Sep-2015
Appears in Collections:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2015SamanthaValarCastro.pdfMonografia Samantha Valar Castro4,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.