Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/826
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento sobre a percepção e as ações efetivas das micro e pequenas empresas de Carazinho - RS do ramo de fabricação de móveis com predominância em madeira quanto à responsabilidade social empresarial
Autor(es): Schneider, Cristina Adriani
Primeiro Orientador: Lobato, Carmem Regina Poli Sayão
Resumo: Neste trabalho aborda-se o tema responsabilidade social empresarial que, com o passar do tempo, começou a ser praticada pelas empresas buscando auxiliar o Estado em sua função social, promovendo o bem estar social e econômico da sociedade, bem como pela preocupação em proteger o meio ambiente, visando à sustentabilidade. Para a coleta de dados elaborou-se uma entrevista semi estruturada, que abordou várias questões sobre a responsabilidade social empresarial das micro e pequenas empresas. Esta foi aplicada, no mês de abril de 2015, para 8 das 23 empresas do ramo de fabricação de móveis com predominância em madeira da cidade de Carazinho-RS. Com o objetivo de buscar informações sobre a responsabilidade social empresarial desempenhada pela empresa entrevistada, esse trabalho buscou investigar o nível de conhecimento dos empresários sobre o tema, buscando saber o que acreditam ser ações sociais e a relação de responsabilidade social que mantém com a comunidade em que está inserida, com seus empregados e com o meio ambiente. Os dados levantados revelam que as empresas entrevistadas realizam ações de responsabilidade social empresarial mesmo sem saber o que significa uma ação social empresarial, também revelou que as empresas devem ter atitudes sociais que envolvam seus empregados, comunidade, fornecedores e meio ambiente. A partir disso, pode-se sugerir melhorias para a empresa.
Palavras-chave: Administração
Responsabilidade social da empresa
Pequenas e médias empresas
Idioma: por
Citação: SCHNEIDER, Cristina Adriani. Levantamento sobre a percepção e as ações efetivas das micro e pequenas empresas de Carazinho - RS do ramo de fabricação de móveis com predominância em madeira quanto à responsabilidade social empresarial. 2015. 61 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/826
Data do documento: 25-Nov-2015
Aparece nas coleções:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAR2015CristinaSchneider.pdfMonografia Cristina Adriani Schneider264,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.