Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/832
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Elaboração de um diagnóstico estratégico : um estudo de caso da empresa Plaxmetal
metadata.dc.creator: Lese, Magda Letícia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Jucélia de Fátima
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho buscou realizar um diagnóstico estratégico em uma indústria focada em produzir e comercializar soluções em cadeiras corporativas e móveis escolares, localizada na cidade de Erechim/RS. Para isto utilizou-se o método de pesquisa com entrevistas a clientes, fornecedores, funcionários e gestores fazendo por meio de uma amostragem não probabilística por conveniência. A partir da análise das variáveis internas e externas aplicou-se a matriz SWOT, se evidenciou a predominância de pontos fortes e ameaças, sendo as principais ameaças, a concorrência acirrada no setor, a diminuição do poder de compra, leis trabalhistas e ambientais, câmbio e conjuntura econômica. Quanto aos pontos fortes o atendimento, as politicas de preços e créditos, pós-vendas, ambiente corporativo, preços competitivos, valores da empresa. Já os principais pontos fracos identificados foram o prazo de entrega à localização, falta de descrição de cargos e salários, publicidade e propaganda. Analisando as oportunidades foi detectado que há espaço para expansão no mercado interno e possibilidade de inserção no mercado externo e as tecnologias e inovações disponíveis no setor. Identificaram-se por meio do estudo da cadeia de valor os processos que agregam e não agregam a valor para empresa, além da identificação de recursos estratégicos e capacitações da organização. Destacaram-se aspectos como: tecnologia utilizada, matéria-prima, saudabilidade financeira, força de vendas, atendimento, marca, reputação da empresa, confiança, registros de marcas e patentes, sendo os principais recursos estratégicos, quanto às capacitações, a que mais se destacou foi o poder de inovação da empresa relacionado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Os resultados obtidos através da pesquisa servem para demonstrar a importância do diagnóstico estratégico na empresa serve de base para definições de planos de ação para organização na busca de maior vantagem competitiva.
Keywords: Administração
Planejamento estratégico
metadata.dc.language: por
Citation: LESE, Magda Letícia da Silva. Elaboração de um diagnóstico estratégico : um estudo de caso da empresa Plaxmetal. 2015. 71 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/832
Issue Date: 26-Nov-2015
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2015MagdaLeticiaLese.pdfMonografia Magda Letícia da Silva Lese1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.