Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/833
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise do clima organizacional em um frigorífico: estudo de caso da sala de cortes na JBS Aves Unidade de Passo Fundo/RS
metadata.dc.creator: Lemos, Carmen Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Giotto, Olivo Tiago
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e avaliar a percepção do clima organizacional na Sala de Cortes da JBS Aves Unidade de Passo Fundo/RS, pretendendo assim conhecer-se a realidade sobre o nível de satisfação e insatisfação ou de indiferença dos funcionários da Sala de Cortes relativamente aos principais fatores que determinam o clima organizacional vivenciado nela. O objetivo principal é identificar qual a percepção do clima organizacional que se vive nesse setor e avaliar o nível de satisfação dos funcionários do setor pela aplicação de um modelo de avaliação do clima organizacional, o Gret Place to Work (GPTW). As informações foram obtidas por meio da realização de pesquisa bibliográfica e os dados coletados junto aos funcionários através do preenchimento de um questionário com perguntas estruturadas e fechadas. De acordo com o modelo as variáveis consideradas e posteriormente analisadas: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem identificaram a indiferença como a percepção do clima organizacional que se vive no setor, pois o seu resultado final apurado é o de uma média geral ponderada inferior a 4. A variável com o melhor desempenho foi a Credibilidade onde se obteve um valor de 4,36, logo acima do valor de referência do nível de satisfação, enquanto que a variável com o pior desempenho foi o Orgulho com 3,74 que fica assim enquadrado no nível da indiferença. Entre os fatores com o melhor desempenho temos a forma de atuação da liderança, a confiabilidade nas suas ações por parte dos respondentes e a confiança que ela passa para eles no desempenho das suas funções, enquanto que com o pior desempenho se encontram as condições de trabalho, a remuneração auferida e a forma como as promoções atribuídas. Os resultados apresentados levam a conclusão que se a empresa deseja aumentar sua produtividade e rentabilidade precisa prestar grande atenção aos fatores com resultados abaixo da média geral ponderada bem como a todos os outros cuja média seja inferior ao valor mínimo do nível de satisfação, ou seja, que tenham valores inferiores a 4 (quatro), pois todos eles implicam na motivação e satisfação do funcionários, no desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional com os devidos reflexos e impactos na produtividade, rentabilidade da empresa pois afetam diretamente os custos de operação.
Keywords: Administração
Administração de pessoal
Comportamento organizacional
metadata.dc.language: por
Citation: LEMOS, Carmen Aparecida. Análise do clima organizacional em um frigorífico: estudo de caso da sala de cortes na JBS Aves Unidade de Passo Fundo/RS. 2015. [99] f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/833
Issue Date: 26-Nov-2015
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2015CarmenLemos.pdfMonografia Carmen Aparecida Lemos654,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.